Notícias

Depósitos para emigrantes: contas não atraem

27 julho 2015 Arquivado
Depósitos para emigrantes

27 julho 2015 Arquivado

Apesar de as soluções de poupança para emigrantes estarem a florescer, as melhores taxas não chegam a 1 por cento.

Cada vez mais bancos estão a promover as contas para emigrantes ou residentes no exterior. Até criam serviços para os motivar a canalizar as poupanças para Portugal. A PROTESTE INVESTE pesquisou as 21 instituições bancárias a operar no mercado nacional. Apesar de 9 bancos terem, nas suas páginas online, espaços para residentes no exterior, apenas 6 têm contas especialmente criadas para este público. O rendimento é pouco interessante: as ofertas variam entre 0,072% e 0,7% líquidos. Estas contas não convenceram a nossa equipa financeira.

Muitos zeros do lado errado da vírgula
A PROTESTE INVESTE comparou as contas especiais para residentes no estrangeiro, em euros, com os depósitos normais para qualquer cliente ou outras aplicações de poupança semelhantes. Nenhuma das ofertas se mostrou mais rentável do que os melhores depósitos a prazo normais (que se destinam a qualquer cliente residente em Portugal) ou do que outras aplicações, como os Certificados do Tesouro Poupança Mais.

Tal como a generalidade dos depósitos bancários, estas contas oferecem taxas muito próximas de zero. Assim, se reside no exterior e pretende canalizar as suas poupanças para Portugal, opte pelos depósitos mais rentáveis do mercado, que atualmente atingem os 1,4% líquidos a 1 ano.

Consulte a análise completa no portal financeiro PROTESTE INVESTE.