Notícias

Depósitos a 3 meses com a melhor poupança

Mudar para um depósito a prazo mais bem remunerado é um passo importante para fazer render o dinheiro. Veja as nossas dicas.

04 junho 2019
homem a guardar moeda no mealheiro

iStock

Se hoje investir as suas poupanças em depósitos, cujo rendimento médio ronda os 0,1%, duplicar o investimento exige que se torne imortal: pode ter de esperar quase 700 anos. Caso seja mais seletivo, indo para os melhores depósitos do mercado, o tempo recua para 70 anos. É um passo na direção certa, mas dificilmente vai usufruir do que amealhou. Até porque as taxas de juro vão continuar, como prometido pelo Banco Central Europeu, pelas ruas da amargura. Portanto, a maratona dos 700 anos não vai sofrer alterações se permanecer inerte.

As projeções mais recentes da inflação para 2019, pelo Banco de Portugal, desceram para 0,8 por cento. Os melhores depósitos a um ano já ficam acima desse valor, ou seja, já haverá ganhos reais. Mas para que as poupanças não percam valor e proporcionem ganhos reais é necessário que a taxa líquida dos depósitos seja superior à inflação.

É no prazo de três meses que são oferecidas as melhores taxas de juro do mercado. Isto porque se tratam de contas promocionais exclusivas para novos clientes, sobretudo na banca online.

Quatro bancos oferecem 2% brutos aos novos clientes, ou seja, 1,4% líquidos: o Best, o BiG, Carregosa e Banco Atlântico Europa. Estas contas são exclusivas para novos clientes. Mas negociámos uma parceria com o Banco BiG e conseguimos superar essa taxa.

A parceria negociada com o banco BiG é exclusiva para os nossos associados e para os subscritores da PROTESTE INVESTE. Garante uma taxa anual nominal bruta entre 2,1% e 2,4% bruta. As transferências nacionais realizadas online, com o limite de 10 por mês, estão isentas de custos. Também não há custos associados à manutenção ou encerramento da conta. O mínimo de investimento exigido é 500 euros e o máximo aplicados são 50 mil euros.

Ver detalhes da parceria

Ainda assim, o ideal será limitar a aposta nesses produtos ao mínimo necessário para enfrentar imprevistos. Se estiver a pensar criar um fundo de emergência, este depósito é uma boa solução. O restante das poupanças deve ser encaminhado, por exemplo, para uma carteira diversificada de fundos.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.