Notícias

Depósitos a 1 ou a 5 anos: qual o mais rentável?

Os depósitos a cinco anos dão uma maior remuneração líquida, mas ficar com o dinheiro cativo pode fazê-lo perder oportunidades.

14 fevereiro 2018
depositos a prazo

Thinkstock

Se pretende aplicar dinheiro em depósitos, deve optar por um prazo nem longo nem curto, porque é provável que as taxas ainda levem algum tempo a subir. Um ano é o prazo que nos parece mais indicado, mas a escolha depende também das suas necessidades de liquidez.

Banco Invest continua a oferecer a melhor remuneração para o prazo de um ano, mas acaba de baixar a taxa da conta Invest Choice Novos Montantes de 1,3% para 1,1% líquida. 

Não é uma boa estratégia optar por um depósito de longo prazo sem mobilização antecipada apenas para obter um pouco mais de rendimento. Em primeiro lugar, o rendimento, mesmo o melhor, é demasiado baixo para arriscar a ficar sem liquidez nas suas poupanças. Depois, a diferença de rendimento entre um prazo de um ano e um de três ou cinco anos é pequena. Além disso, se as taxas começarem a subir, como se espera que aconteça, deverão surgir outros depósitos com melhor rendimento. Ao não poder aplicar neles o seu capital ficará a perder, porque ficou amarrado a um depósito sem mobilização antecipada.

Se tiver mesmo que aplicar em depósitos, certifique-se de que as comissões de manutenção da conta não lhe retiram o rendimento. Essas comissões podem variar em função do património financeiro e da sua ligação com o banco. 

Os seguros de capitalização por prazos até cinco anos são alternativa aos depósitos? Conheça a opção certa analisada pela Proteste Investe.




Imprimir Enviar por e-mail