Notícias

Depósito Vence +: disponível no Santander Totta

09 outubro 2012 Arquivado

09 outubro 2012 Arquivado

Quatro depósitos em um, com taxa crescente, num esquema que pode confundir o aforrador. Rende apenas 1,8%.

Trata-se de um depósito pelo prazo de um ano, mas parte do capital tem data de vencimento trimestral: 25% do capital vence após 3 meses, 25% do capital vence após 6 meses, 25% do capital vence após 9 meses e os restantes 25% vencem 12 meses após a data de constituição. Ou seja, na prática, o capital é repartido por quatro depósitos de igual montante por prazos de 3, 6, 9 e 12 meses.

O pagamento de juros ocorre trimestralmente, sendo os juros creditados na conta à ordem. A taxa de juro é crescente, mas atenção ao vencimento trimestral dos depósitos. Por exemplo, nos últimos três meses só está aplicado 25% do montante a 4,25% brutos; os outros 75% já terão vencido em trimestres anteriores e ficaram disponíveis na conta à ordem.

Este é um daqueles exemplos em que apresentar a taxa efetiva é enganador, pois estamos a supor que reinveste à mesma taxa, quando três partes do montante vencem antes do ano e podem não ser reinvestidos. Se houver reinvestimentos, a taxa efetiva líquida é de 1,8 por cento. Supondo que não reinveste os montantes que vão vencendo, este depósito renderia apenas 1,2 por cento.

Consulte a análise completa no portal PROTESTE INVESTE.


Imprimir Enviar por e-mail