Notícias

Conta Poupança Moeda Estrangeira: disponível na CGD

02 dezembro 2013 Arquivado

02 dezembro 2013 Arquivado

A Caixa Geral de Depósitos disponibiliza um produto que lhe permite criar um depósito a prazo em qualquer uma de 15 divisas distintas. Tem risco cambial e rendimento baixo.

O depósito pode ser constituído por 31 ou 181 dias e será efetuado numa das 15 divisas à disposição do investidor: dólar canadiano, dólar americano, libra esterlina, franco suíço, coroa dinamarquesa, coroa norueguesa, coroa sueca, zlóti polaco, coroa checa, forint húngaro, iene japonês, dólar de Hong Kong, pataca macaense, dólar australiano e rand da África do Sul. A taxa de juro corresponderá à taxa interbancária do mercado da divisa, que será inferior às taxas de mercado a 3 meses. Quando aplicável, é utilizada a Libor. A conta exige um mínimo correspondente a 250 euros.

Há poucas moedas com potencial de valorização face ao euro. Mas preferimos a compra de fundos de obrigações. Por um lado, a expectativa cambial de curto prazo é difícil de prever (tipicamente o período dos depósitos). Por outro, a expectativa de rentabilidade é superior face à oferta da CGD.

Veja a análise completa no portal da PROTESTE INVESTE.