Notícias

Como investir em fundos a partir de 10 euros

Não é complicado fazer render o pé-de-meia com o investimento em fundos. Saiba como obter rendimentos médios anuais até 10% com os nossos conselhos.

01 março 2019
fundos optimize

iStock

Investir bem nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso escolher entre uma grande variedade de fundos de investimento vendidos por bancos diferentes, e proceder a subscrições e resgates com alguma regularidade, para fazer render bem as poupanças.

A melhor forma de contornar essas dificuldades é subscrever os fundos Optimize Seleção Defensiva, Optimize Seleção Base e Optimize Seleção Agressiva, que estão incluídos nas nossas parcerias. Estes fundos “copiam” a composição das nossas carteiras recomendadas a longo prazo, com a mesma designação. 

Por um lado, os fundos Optimize Seleção Defensiva, Optimize Seleção Base e Optimize Seleção Agressiva investem de acordo com as carteiras defensiva, base e agressiva da PROTESTE INVESTE, que têm obtido resultados positivos. Por exemplo, nos últimos 10 anos, a carteira base obteve um ganho médio anual de 9 por cento. Se tivesse investido € 10 mil, teria agora 23 674 euros. A carteira defensiva valorizou-se 7,4% e a agressiva 10% (rentabilidades médias anuais calculadas em 31/01/2019). Por outro lado, é mais simples, pois é executada pela Optimize de forma a seguir, a longo prazo, a carteira escolhida.

Contudo, as rentabilidades passadas não garantem ganhos futuros. A diversificação subjacente das carteiras da PROTESTE INVESTE e uma aposta feita a longo prazo minimizam os riscos de perda, mas não há garantia de reembolso do capital, nem um nível predefinido de rendimento.

O montante mínimo para investir é de apenas 10 euros. Não existem comissões de subscrição e de resgate e há condições especiais para os associados DECO PROTESTE e os subscritores da PROTESTE INVESTE. 

 

Conhecer condições

 

Cada fundo suporta uma comissão anual de gestão, de depósito e paga indiretamente os custos inerentes aos fundos em que investe. Estes encargos são retirados do património do fundo.  

Para cobrir os encargos inerentes ao acompanhamento dos mercados e à elaboração das estratégias, a DECO PROTESTE receberá da Optimize, anualmente, a partir de 2019, o equivalente a 0,2% do valor das carteiras dos fundos. Este valor não é retirado do património dos fundos.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.