Notícias

Como ganhar dinheiro com o ouro

05 abril 2016
ganhar dinheiro com ouro

05 abril 2016

A Proteste Investe testou quatro tipos diferentes de investimentos em ouro: um ETF, um fundo de investimento, uma barra de ouro e um anel. Saiba qual é o mais rentável.

Para saber qual destes produtos é o mais rentável, comprámos um ETF (Exchange Traded Fund) na bolsa de Nova Iorque, subscrevemos um fundo de investimento, encomendámos uma barra de 10 gramas junto de um banco nacional e adquirimos um anel de ouro numa joalharia.

Duas semanas depois, vendemos tudo pelos mesmos canais, exceto o anel. A loja que nos vendeu o anel não faz recompras, por isso fomos a um estabelecimento especializado em compra de ouro.

O que pretendemos demonstrar com o teste foi a eficiência (ou a falta dela) das várias formas de aplicar neste metal precioso.

Em quinze dias, a cotação de referência do ouro subiu 4,8%, mas as quatro formas de investimento geraram resultados bastante diferentes. E quanto mais ineficiente o produto escolhido, mais terá de subir o valor do ouro para que o investimento seja mesmo rentável.

Não invista em joias

Dos quatro investimentos, o ETF será o mais eficaz a seguir ao ouro desde que possa aplicar uns milhares de euros. Já o investimento na peça de ourivesaria foi ruinoso.

Então a solução para ganhar com o ouro será um ETF? Não necessariamente. Este seria mais seguro num contexto de crise mundial ou de uma saída de Portugal da zona euro. Mas numa situação extrema de colapso do sistema financeiro global, os produtos financeiros (fundos, ETF, etc.) não estariam totalmente seguros, mesmo um ETF que detenha ouro em barras.

Durante o período do teste, a cotação do ouro subiu, mas o negócio das barras deu prejuízo. E ao optar pelo ouro está a prescindir de investimentos com rendimento garantido, como os Certificados do Tesouro, ou de elevado potencial de valorização como uma carteira de fundos ou de ações.

Consulte a calculadora para saber qual o preço do ouro em euros por grama e saiba mais sobre este negócio na Proteste Investe.

Imprimir Enviar por e-mail