Alertas

Alerta de fraude: burlas online

15 julho 2013 Arquivado

15 julho 2013 Arquivado

É recorrente sermos confrontados com esquemas que prometem rentabilidades elevadas, mas que não passam de burlas. Goldenarium, Effectiveprofit e Banners Broker são os mais recentes exemplos.

Num alerta recente, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou para a Goldenarium Ltd não estar autorizada a desenvolver qualquer atividade de intermediação financeira em instrumentos financeiros em Portugal. Não obstante este alerta, esta entidade continua a oferecer produtos financeiros que diz renderem 3,5% ao dia. Um simples investimento de €1, reinvestido diariamente, ao final de um ano vale quase 284 mil euros. Não se iluda, nem se tente. Como seria de esperar, trata-se de fraude. Se entregar dinheiro a esta entidade o mais certo é perder a totalidade do capital investido, juntamente com os pseudo rendimentos.

Effectiveprofit Unipessoal, Lda.
Para além das falsas promessas, há outras entidades que oferecem serviços de intermediação financeira sem estarem habilitados. É o caso da Effectiveprofit Unipessoal, Lda., sediada em Matosinhos que presta atividades de negociação por conta de terceiros em valores mobiliários e outros instrumentos financeiros. Para terem autorização, as empresas e os seus gerentes teriam que cumprir com um vasto conjunto de requesitos, como a idoneidade e a robustez financeira, de forma a minimizar o risco de gestão danosa das poupanças de terceiros.

Banners Broker
É um novo esquema piramidal. Intitulada como uma empresa de publicidade online que comercializa impressões. Apesar de ter algumas receitas resultantes de anúncios de publicidade, o grosso dos rendimentos vem das entradas feitas pelos novos aderentes. Promete uma rentabilidade de 4 045% em pouco mais de 2 anos, transformando 415 dólares em 1,7 milhões. Não se iluda o dinheiro fácil não existe. Apesar de, em Portugal, ainda não existirem relatos de atrasos nos pagamentos, será inevitável os pagamentos começarem-se a atrasar até deixarem de ser feitos. Fique afastado.

Para mais informações, consulte o dossiê Armadilhas e fraudes financeiras no portal PROTESTE INVESTE.


Imprimir Enviar por e-mail