Dicas

Investimento para multiplicar as poupanças

15 janeiro 2014

15 janeiro 2014

Em tempo de instabilidade financeira, o investimento deve rentabilizar as poupanças do seu dinheiro.

Procure aplicações de investimento adequadas às suas expectativas (quando vai precisar de reaver o dinheiro) e perfil de risco. As poupanças, por si só, não são suficientes. É preciso gerir bem o dinheiro para multiplicar o capital e diminuir os riscos de perda.

Seis regras de investimento a reter

  1. Escolha os produtos de investimento adequados ao seu perfil e capital. Se tem menos de € 5000, não siga soluções de poupanças para montantes superiores. Mas o inverso não se aplica. Com um património mais elevado, por exemplo, € 20 000, pode e deve apostar em produtos de investimento mais defensivos, para não correr demasiados riscos.
  2. Para não correr riscos no investimento, e, pelo menos, recuperar o que investiu, opte por aplicações de poupança, como depósitos a prazo ou Certificados de Aforro.
  3. As aplicações de capital garantido, que permitem recuperar o dinheiro de um dia para o outro, como alguns depósitos a prazo, são menos rentáveis do que os produtos de investimento a longo prazo, como ações.
  4. Os pequenos investidores têm dificuldade em diversificar o investimento. Para pequenas somas de dinheiro, opte por fundos, por exemplo.
  5. Quem investe quantias avultadas de dinheiro está numa situação de investimento privilegiada. Pode negociar com o banco melhores taxas de juro e comissões menos elevadas.
  6. Não receie as flutuações na bolsa e aprenda a tirar proveito delas. Após um longo período de sobrevalorização, é de esperar uma descida e vice-versa. Seja dinâmico no investimento, mas não instável.

Fuja dos maus conselhos de investimento

Cuidado com os conselhos dos bancos sobre investimento das suas poupanças. Por vezes, os produtos de investimento que vendem são pouco adequados para o dinheiro do cliente. O aforrador deve pedir o máximo de informação e ler as letrinhas miúdas dos panfletos.


Imprimir Enviar por e-mail