Dicas

Contas de poupança para crianças

01 agosto 2012

01 agosto 2012

As contas específicas para crianças não compensam face aos depósitos tradicionais. Se tiver mais de mil euros para investir, opte por Certificados do Tesouro ou arrisque um pouco mais e aposte em fundos mistos.

Caso pretenda preparar um pé-de-meia para o seu filho, não se maravilhe com as contas específicas: apresentam taxas inferiores à inflação prevista pelo Banco de Portugal para 2012 e piores remunerações do que muitos depósitos a prazo. A maioria dos bancos comercializa contas à ordem para crianças e jovens, que servem sobretudo de suporte às de poupança. Para tornar os produtos mais apelativos, alguns bancos apresentam uma estratégia publicitária mais agressiva: anunciam a oferta de mealheiros, vales de desconto e outros brindes.

Remuneração em ponto pequeno
A remuneração das contas de poupança é apresentada em termos anuais nominais brutos (TANB), ou seja, sem a tributação fiscal de 21,5% sobre os juros. Peça antes o valor da taxa anual efetiva líquida (TAEL), pois permite comparar produtos com prazos diferentes e líquidos de imposto.

Regra geral, nestas contas, a TAEL varia entre 0,3% e 3%, uma remuneração pouco atrativa.
Os bancos dispõem de depósitos a prazo “tradicionais” mais rentáveis do que os que dirigem às crianças e jovens. Em geral, os produtos especiais para novos clientes e os depósitos online apresentam melhores taxas.

Opções mais rentáveis
Se o titular ainda não atingiu a adolescência e dispõe de, pelo menos, 1000 euros para investir, pode optar por aplicações de baixo risco, como os Certificados do Tesouro, adquiridos nos Correios.

As Obrigações do Tesouro são potencialmente mais rentáveis, mas têm de ser adquiridas através de um intermediário com acesso à bolsa, e pagam comissões. Para diluir os custos, convém investir, no mínimo, 2500 euros.

Os fundos mistos são potencialmente mais rentáveis a longo prazo, embora não garantam o retorno do capital. Permitem entregas esporádicas ou regulares de pequenos montantes e são geridos por profissionais. O valor mínimo a investir varia com o fundo. Siga as melhores opções de poupança na PROTESTE INVESTE.