Notícias

Preencher o IRS: saiba como pagar menos impostos

14 abril 2016 Arquivado
preencher irs

14 abril 2016 Arquivado

Se recebe rendas ou tem aplicações financeiras, verifique se está a fazer as melhores opções para aliviar a sua carga fiscal. A PROTESTE INVESTE ajuda-o a otimizar os impostos.

Se recebeu juros de um depósito a prazo, gerou mais-valias com a venda de ações, obteve dividendos de uma ação ou usufruiu de rendas de um imóvel, uma das decisões que terá de tomar quando preencher a sua declaração é se irá optar pelo englobamento desses rendimentos ou ter esses rendimentos tributados a uma taxa autónoma de 28 por cento. Na maioria dos casos, a última opção é a mais viável, visto que a taxa é inferior à aplicada no englobamento.

Outro aspeto importante prende-se com as mais-valias mobiliárias e imobiliárias. No primeiro caso, passaram a ser aceites os encargos com a aquisição de partes sociais (antes eram considerados apenas os encargos com alienação). O custo de aquisição também passou a ser atualizado de acordo com os coeficientes de desvalorização da moeda. A forma como será tributado dependerá da opção ou não de englobar as mais-valias aos seus rendimentos.

No IRS deste ano, pode também deduzir os encargos com a valorização dos bens, comprovadamente realizados nos últimos 12 anos, e as despesas com a compra ou alienação. Além de obras, pode apresentar os encargos com mediação imobiliária, certificado energético, IMT da compra da casa vendida, registos e escritura da compra da casa vendida.

No portal da PROTESTE INVESTE, encontra informação detalhada sobre estas questões e pode tomar as melhores opções para reduzir a sua carga fiscal. Conheça os conselhos da nossa equipa de analistas financeiros relativamente ao preenchimento do IRS.