Notícias

IMI: filhos valem desconto

24 janeiro 2018
IMI

24 janeiro 2018

Há 226 municípios que dão um desconto no IMI a agregados com filhos. O nosso simulador diz-lhe quanto vai pagar e se há margem para poupar. 

Quem tem um dependente pode ver o IMI reduzido em € 20, quem tem dois pode poupar € 40, e nos agregados com três ou mais dependentes o desconto será de 70 euros. Mas apenas se a casa for para habitação própria e permanente e estiver identificada como domicílio fiscal da família.

Cabe às câmaras decidirem se querem aplicar estes descontos ou não. Algumas autarquias preferiram reduzir a taxa a cobrar, para que a maioria dos proprietários seja beneficiado, mas 73% dos municípios vão dar este desconto. Use o nosso simulador para saber se tem direito a esta medida ou à redução da taxa do IMI ou veja aqui se o seu concelho aderiu. 

O desconto é automático e o número de filhos dependentes a ter em consideração para o pagamento do IMI de 2017, a ser liquidado em 2018, é o que consta da declaração de IRS entregue em 2017.

Em alguns concelhos, há limites de acesso ao desconto. Por exemplo, Viseu e Entroncamento só concedem a redução a partir do segundo filho; já Maia e Lousada só o aplicam a partir do terceiro filho.