Notícias

Fim do IRS em papel obriga a entregar online

A entrega da declaração de IRS através da internet é obrigatória desde o ano passado. Conheça os locais onde os contribuintes sem acesso à net podem encontrar ajuda.

11 abril 2019
Fim do IRS Em papel

iStock

Todos os contribuintes são obrigados a entregar o IRS de forma eletrónica. Desde o ano passado, quem não tem acesso à net e a um computador depende de ajuda para entregar a declaração de IRS e é obrigado a ceder a senha de acesso ao Portal das Finanças a terceiros. Essa senha (que muitos nem sabem como obter) permite consultar informação sensível sobre a vida tributária, que o contribuinte não é obrigado a partilhar para entregar o IRS.

Na altura, criticámos a medida, por não prever exceções. Nem todos estão preparados para lidar com meios informáticos e a tecnologia ainda não chega à totalidade dos contribuintes.

Este ano, as Finanças disponibilizam online uma listagem com os locais onde os contribuintes podem encontrar ajuda para cumprir a obrigação de entrega da declaração online. A lista das Finanças é um ficheiro excel que tem de ser descarregado para consulta. Está dividida em três tipos de locais de apoio:

  • serviços de finanças;
  • Espaço Cidadão;
  • juntas de freguesia.

Os espaços disponibilizados têm uma boa representatividade do território nacional (continente e regiões autónomas).

Para esclarecer dúvidas sobre o preenchimento, consulte o Guia Fiscal