Notícias

Faturas: tudo o que precisa de saber

21 maio 2021
mulher a ver faturas

Até 25 de fevereiro, valide as faturas pendentes no e-Fatura. Saiba como associar as despesas de saúde, educação, habitação, lares e despesas gerais familiares, e rentabilize o reembolso do IRS.

Alterações no anexo H

As despesas que não aparecerem no e-Fatura até 31 de março ou que não foram validadas a tempo podem ser introduzidas manualmente na declaração de IRS, durante a época de preenchimento, que decorre de abril a junho.

No quadro 6C do anexo H, à pergunta “Em alternativa aos valores comunicados à Autoridade Tributária e Aduaneira (ATA), pretende declarar as despesas de saúde, de formação e educação, os encargos com imóveis e os encargos com lares relativos ao agregado familiar?”, responda...

... “Não” se pretende que o Fisco tenha em conta os valores que constam do e-Fatura. Atenção: os valores não surgirão visíveis na declaração previamente preenchida. O Fisco presume que os dados já foram consultados pelo contribuinte no e-Fatura.

... ”Sim” se detetou alguma incorreção e pretende substituir o total de despesas previsto no e-Fatura por outro montante. Neste caso, tem de corrigir os valores no quadro seguinte, e o Fisco terá exclusivamente em conta a informação aqui mencionada. Guarde todos os comprovativos, caso venha a ser chamado pela Autoridade Tributária para provar os valores que corrigiu.

Exclusivo Simpatizantes

Para ler, basta ter conta no site (disponível para subscritores e não-subscritores).

Entrar

Não tem acesso? Criar conta gratuita