Notícias

Fatura da Sorte: como funciona

03 novembro 2014 Arquivado
Fatura da sorte

03 novembro 2014 Arquivado

Se for premiado, tem até 90 dias para reclamar o carro e 30 dias após o seu registo para pagar o IUC, a rondar os 200 euros.

Todos os consumidores que pediram faturas com o número de contribuinte ao pagarem um bem ou um serviço estão automaticamente habilitados a participar no sorteio Fatura da Sorte. 

Quem não quiser entrar no sorteio, deve selecionar Opção de participação e identificar-se com o número de contribuinte e a palavra-passe do Portal das Finanças.

Consulte os seus cupões no Portal das Finanças
A Autoridade Tributária atribui um cupão “Fatura da Sorte” por cada 10 euros. O número de cupões que cada contribuinte recebe depende do valor total das faturas, incluindo impostos, em que conste o seu número de identificação fiscal. A um conjunto de faturas com um total de 90,40 euros correspondem 10 cupões, por exemplo. Caso o montante total não atinja 10 euros, é emitido um único cupão. Saiba quantos cupões tem no Portal das Finanças

É atribuído um carro por semana, com exceção dos meses de junho e dezembro, em que haverá sorteios "extraordinários”. Além da divulgação no Portal das Finanças, o sorteio será transmitido pela RTP1, às quintas-feiras pelas 21h30.

Tem 10 dias para levantar o prémio
As Finanças informam o premiado, por carta registada para o domicílio fiscal ou através de email. Os números dos cupões premiados são ainda divulgados no Portal das Finanças. 

O prémio deve ser reclamado até 90 dias após a data do sorteio na Direção de Finanças do domicílio fiscal do consumidor, nos dias úteis, até às 15 horas. Aí, o consumidor recebe um documento que comprova ser o premiado e é informado do local onde deve levantar o prémio no prazo de 10 dias úteis. Não é preciso levar faturas para reclamar o carro, pois no sorteio só são contempladas as faturas de que as Finanças já têm conhecimento.

Caso o prémio não seja reclamado dentro do prazo, o consumidor perde o direito ao carro, que será novamente sorteado, no sorteio extraordinário seguinte.

IUC entre 190 e 227 euros
Quem é premiado, não tem de pagar qualquer imposto exceto o IUC: 194,30 euros, no caso do Audi A4, e 227,08 euros, no caso do A6. O pagamento deve ser feito pelo proprietário até 30 dias após o registo do carro.

Se não quiser ficar com o automóvel, pode vendê-lo imediatamente.


Imprimir Enviar por e-mail