Notícias

Entrega do IRS: ajudamos a preencher a declaração

01 abril 2016 Arquivado
irs-sem-custo

01 abril 2016 Arquivado

No primeiro dia de entrega, recebemos mais de 1500 dúvidas sobre o IRS. A possibilidade de os casados entregarem em conjunto ou em separado e o anexo das despesas são as mais recorrentes. O nosso conselho: espere alguns dias até que o nosso programa IRS Sem Custo esteja disponível para ajudar.

Início

Problemas no servidor, dificuldade em perceber se as despesas aparecem ou não pré-preenchidas no anexo H e o facto de a linha de apoio da Autoridade Tributária não ser totalmente esclarecedora estão a deixar os contribuintes com os cabelos em pé, o que motivou centenas de contactos para o nosso serviço de informação.

Um dos problemas mais graves que nos chegaram é a impossibilidade de os casados simularem a forma mais vantajosa de entregar a declaração (em conjunto ou em separado). O Portal das Finanças não permite fazer a simulação quando um dos cônjuges, pelo seu tipo de rendimentos, é obrigado a submeter o IRS apenas na 2.ª fase (a partir de 1 de maio).

O nosso programa IRS Sem Custo contorna esta ineficiência do Portal das Finanças, pois indica a situação mais favorável para todos os contribuintes, independentemente da fase em que têm de entregar a declaração.

A partir da próxima semana, basta responder a algumas questões simples no IRS Sem Custo para preencher a declaração em poucos minutos. Depois, é só guardar o ficheiro no computador e entregar o IRS, carregando-o no Portal das Finanças.

Ir para irs sem custo

Fases de entrega do IRS
  • 1 a 30 de abril: trabalhadores com rendimentos exclusivamente de trabalho por conta de outrem ou pensões. 
  • 1 a 31 de maio: contribuintes com rendimentos de outras categorias, como os trabalhadores independentes, com rendimentos de rendas e outros (mesmo que acumulem com trabalho dependente e pensões).

Imprimir Enviar por e-mail