Notícias

Responsabilidade social: em busca dos direitos humanos

10 dezembro 2015

A geografia do trabalho forçado e mal pago dispersa-se por vários continentes. Nas nossas investigações, encontrámos muitos casos de desrespeito pelos direitos humanos em países asiáticos, africanos e sul-americanos. 

Automóveis

Nas fábricas de automóveis de alguns países europeus, da China, da Indonésia, da Índia, da Tailândia, do Bangladesh, da Nigéria e do Zimbabué há discriminação de género. As mulheres ocupam trabalhos menos qualificados e recebem salários mais baixos.

A exploração de petróleo é realizada, com frequência, em regiões pobres onde os direitos humanos nem sempre são respeitados. Além disso, os lucros das petrolíferas não são investidos em prol do desenvolvimento das populações locais.

O fabrico de pneus na Tailândia, Indonésia e Malásia é sinónimo de salários abaixo do mínimo legal. Para muitas crianças a partir dos 11 anos, também significa ajudar os pais a cumprir a quota diária de borracha ou serem contratadas para pequenas plantações. Sem proteção adequada, há crianças que manuseam substâncias químicas perigosas. Naqueles países, emigrantes birmaneses são discriminados no salário. A muitos retiram os passaportes e os filhos não frequentam a escola.

Investigámos o trabalho nas plantações de borracha