Notícias

Responsabilidade social: em busca dos direitos humanos

10 dezembro 2015

A geografia do trabalho forçado e mal pago dispersa-se por vários continentes. Nas nossas investigações, encontrámos muitos casos de desrespeito pelos direitos humanos em países asiáticos, africanos e sul-americanos. 

Alimentação

Condições de trabalho extremas a troco de um salário irrisório unem muitos trabalhadores da área alimentar em vários continentes. Açúcar, atum, banana, café e chá, camarão e gamba, chocolate, óleo de palma e pimenta escondem realidades chocantes. Até que ponto as cadeias de distribuição alimentar controlam a forma como os produtos são fabricados? Quais as realidades laborais antes de os produtos chegarem às prateleiras dos supermercados? São questões que também se colocam às cadeias de fast food

A produção de abacaxi, por exemplo, lesa os mais básicos direitos humanos. Registámos em vídeo um quotidiano duro.

Como funciona a produção de abacaxi

O óleo de palma é a matéria-prima na produção de margarinas, gelados, bolachas, chocolate, batata frita, detergente, sabonete e outros cosméticos. Trabalho infantil, rendimentos baixos e exposição a produtos tóxicos atingem a mão-de-obra em plantações de palmeiras para extrair óleo de palma na Indonésia e na Malásia. 

Como funciona a plantação de palmeiras