Notícias

Jovens consumidores à prova com a DECOJovem na Futurália

A DECOJovem marcou presença na Futurália, onde testou os conhecimentos dos jovens que passaram pela feira da educação e partilhou os novos projetos.

29 março 2018
futuralia

Victor Machado

Chama-se “És um Smart Consumer?” e, pelo segundo ano seguido, o jogo para testar conhecimentos foi o centro da animação para os jovens que visitaram o stande da DECOJovem na Futurália. A principal feira nacional de oferta educativa, formação e empregabilidade decorreu entre 14 e 17 de março e voltou a pôr à prova os conhecimentos dos milhares de jovens.

Please fill the source and the alt text 
Os professores conheceram o projeto que educa sobre os direitos e deveres dos jovens consumidores.
Please fill the source and the alt text 
João Jales, Ana Delgado e Valter Sousa: a nossa equipa espalhou magia.

O jogo da DECOJovem tinha cinco perguntas, diferentes para cada grupo que participava sobre temas de educação do consumidor. Com esta atividade, os visitantes analisaram os comportamentos nas áreas da alimentação saudável e a importância da leitura do rótulo dos produtos alimentares; do consumo sustentável; do uso eficiente de energia; da prevenção de resíduos e da literacia financeira.

Valter Sousa, da DECOJovem, admite que “a questão do consumo da energia dos aparelhos em stand-by” foi a mais difícil para os jovens: “nem todos sabem o que se gasta ao não desligar os aparelhos”. Outro tema de resposta difícil foi a segurança online.

Please fill the source and the alt text 
Enquanto alguns jovens jogam, outros conhecem os projetos das escolas DECOJovem.
Please fill the source and the alt text 
O stande da DECOJovem voltou a contar com o jogo “És um Smart Consumer?”
Um dos grupos que passou pelo stande vinha de Monte Abraão (Sintra). Os jovens gostaram do desafio. “O desperdício de comida por pessoa durante o ano foi o que mais surpreendeu”, diz Pedro, com 14 anos. No grupo de quatro jovens, Pedro quer ser informático, Sara quer ser médica, o João, desportista e o Carlos, engenheiro de robótica.

E em que consiste a DECOJovem? É um projeto dirigido às escolas, que destaca iniciativas, projetos e atividades para, com a ajuda dos professores das escolas aderentes, contribuir para a educação dos jovens consumidores. Há informação online e nas redes sociais. No total, em 2018, são já 2782 escolas que aderiram ao projeto e continua a crescer, tudo em prol da educação do consumidor. Na Futurália, a equipa da DECOJovem foi surpreendida pelo aumento crescente do entusiasmo dos jovens pelo tema dos direitos do consumidor.

NETtalks NET Viva e Segura

Uma das novidades que a DECOJovem desenvolveu este ano foi a iniciativa em conjunto com a Google, Conferências NETtalks: NET Viva e Segura. Além de conferências, o projeto inclui um site sobre segurança na internet e um concurso. O ciclo de conferências sobre segurança online registou uma adesão surpreendente da comunidade escolar sobre as quatro conferências que passaram por Lisboa, Porto, Évora e Coimbra. Contaram com mais de 750 alunos do ensino secundário.

Neste momento, decorre o concurso de vídeos sobre o tema. Os jovens podem fazer vídeos e ajudar a divulgar os conselhos de segurança e privacidade online. Este projeto está a ser fundamental para levar cada vez mais longe a questão dos direitos digitais e da literacia digital.