Notícias

DECOJovem com os consumidores do futuro na Futurália

06 abril 2017
DECOJovem na Futurália.

06 abril 2017
A DECOJovem marcou, mais uma vez, presença na Futurália, a feira que aposta na educação e num futuro informado dos estudantes. Este ano, com direito a jogo interativo.

Jovem procura emprego

A maioria dos jovens vem do 9.º ano e do ensino secundário e profissional. Fernanda Santos admite que há desejo de aprender nas novas gerações: “Há um grande interesse dos jovens em conhecer realidades novas, em saber o que é a DECO, o que faz e o que pode fazer por eles. Vêm com a mente aberta, à procura de informação e de caminhos para o futuro ao nível pessoal e profissional”.

A presença na feira é uma oportunidade para “conhecer os jovens e ter uma melhor perceção daquilo que pensam sobre nós e sobre os temas do consumo que os inquietam.” Em matéria de defesa do consumidor, “os jovens ainda sabem pouco e esta preocupação não está presente no quotidiano. Ficam surpreendidos com o que aprendem”, admite a responsável que trabalha com as escolas e os professores.

Alguns fazem fotografias para as redes sociais, outros participam no jogo com perguntas sobre o consumidor. 
Alguns fazem fotografias para as redes, outros participam no jogo com perguntas.

Os professores também não são esquecidos. O contacto permitiu dar-lhes a conhecer o projeto da DECO com respostas sobre a importância de atividades promotoras da educação do consumidor em função dos currículos, para a formação de jovens consumidores mais conscientes e responsáveis.

Sonhos jovens

Um dos grupos que participou no jogo da DECOJovem vinha da Escola Fernando Pessoa, dos Olivais. “Estamos a gostar e as perguntas são interessantes. Acertámos em quase todas, menos uma”, disse um entusiasmado Guilherme, de 14 anos. A amiga Leonor acrescentava: “Sabemos alguma coisa sobre os direitos do consumidor”. Com eles estavam também as colegas Inês e Maria. Todos escolheram as áreas que querem seguir: Leonor e Inês querem seguir medicina, Maria prefere as artes e Guilherme o jornalismo.

Gonçalo, 18 anos, coordenou a participação dos visitantes nas iniciativas da DECOJovem. 
Gonçalo, 18 anos, coordenou a participação nas iniciativas da DECOJovem.
Please fill the source and the alt text 
Jovens dos Olivais participaram no jogo com direito a fotografia.
E o que pensam da DECO? “Estão sempre com o consumidor, ajudam com as queixas e as dúvidas”, diz Guilherme. Seguiu-se a participação no jogo de um grupo de jovens de Alpiarça (Santarém) e, depois, outro grupo de estudantes da Escola da Cruz de Pau, do Seixal, acompanhados por duas professoras. Para o ano há mais.