Notícias

DECOJovem com os consumidores do futuro na Futurália

06 abril 2017
DECOJovem na Futurália.

06 abril 2017
A DECOJovem marcou, mais uma vez, presença na Futurália, a feira que aposta na educação e num futuro informado dos estudantes. Este ano, com direito a jogo interativo.

Início

Milhares de jovens de todo o País passaram de 29 de março a 1 de abril pela Futurália, a principal feira nacional de oferta educativa, formação e empregabilidade. O certame destinado aos jovens na FIL contou de novo com a DECOJovem.

“Com este projeto nas escolas, procuramos dar a conhecer junto dos jovens o trabalho que a DECO desenvolve na proteção do consumidor”, explicou Fernanda Santos, a coordenadora do departamento de formação e educação da DECO. Dirigida às escolas, a DECOJovem procura oferecer iniciativas, projetos e atividades para que, com a ajuda dos professores das escolas aderentes, se possa contribuir para a educação dos jovens consumidores.

Milhares de jovens passaram pela Futurália e vários participaram no jogo interativo da DECOJovem. 
Milhares de jovens passaram pela Futurália e vários participaram no jogo da DECOJovem.
Fernanda Santos, a coordenadora da DECOJovem, contactou com alunos e professores. 
Fernanda Santos, a coordenadora da DECOJovem, contactou com alunos e professores.

No total, 2500 escolas já aderiram ao projeto e assumem o compromisso de trabalhar com a DECO na educação do consumidor. “O desafio é lançar propostas de trabalho em contexto escolar e extracurricular para que os jovens possam desenvolver melhor as competências enquanto consumidores”, acrescenta Fernanda Santos.

Consumidores do futuro

Este ano, com o lema na Futurália "A preparar consumidores para o futuro!", a DECO informou os jovens consumidores, professores e famílias sobre os direitos e deveres do consumidor, através do jogo interativo És um Smart Consumer?

Na prática, são cinco perguntas sobre temas atuais de educação do consumidor. Os visitantes puderam refletir sobre os comportamentos nas áreas da alimentação saudável e da leitura do rótulo dos produtos; do consumo sustentável; do uso eficiente de energia; da prevenção de resíduos e da literacia financeira. “O jogo serve para saber mais sobre segurança online, escolha de alimentos saudáveis e conceitos básicos de finanças, por exemplo. Eles divertem-se e contactam com a DECO e com os temas da defesa do consumidor”, conta-nos a coordenadora do projeto. 

A participação dos estudantes nos jogos foi coordenada por dois jovens. 
A participação dos estudantes nos jogos foi coordenada por Ana Delgado e Gonçalo Martinho.
No stande, dois jovens falaram numa linguagem acessível e interagiram com os estudantes, dando a conhecer a DECO. Gonçalo Martinho, 18 anos, já esteve no evento como estudante. Desta vez, assumiu um papel diferente. Ajudou os participantes no jogo e fez as fotos de grupo que foram partilhadas nas redes sociais, sobretudo no Instagram, com #decojovemfuturalia: “Os visitantes estão a aderir bem e não acertam sempre nas perguntas do jogo, pelo que precisam de mais informação como consumidores.”