Notícias

Como começar um negócio depois dos 45 anos

Nunca é tarde para concretizar projetos, por isso algumas instituições estão a apoiar os profissionais entre os 45 e os 60 anos que queiram avançar com um negócio próprio. A Fundação AEP (Associação Empresarial de Portugal) criou o programa Empreender 45-60. Este inclui seminários e workshops e um projeto-piloto de apoio à criação do próprio negócio, especialmente vocacionado para esta faixa etária.

O objetivo é combater o desemprego de longo prazo, elevado entre a população mais velha e qualificada, em particular na região Norte do País. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, no final de 2015, a taxa de desemprego nesta região era de 12,7%, quase dois pontos percentuais acima da taxa de desemprego nacional nesta faixa etária. O estudo Global Entrenepreneurship Monitor 2013, da Sociedade Portuguesa de Inovação, confirma uma das taxas mais baixas de empreendedorismo entre os 45 aos 64 anos.

Para dar o empurrão que falta, a PROTESTE INVESTE organiza regularmente, cursos de formação sobre empreendedorismo, em conjunto com ANJE. O objetivo é promover uma atitude empreendedora e dotar os participantes de capacidades práticas para operacionalizar uma ideia de negócio e elaborar um plano de negócios.

O guia Empreender - Da ideia ao negócio também ajuda a elaborar um plano de negócio, a testar a viabilidade da ideia e a fazer uso de todos os recursos disponíveis a nível de apoios e financiamentos.

Encomende o guia Empreender - Da ideia ao negócio