Notícias

Como começar um negócio depois dos 45 anos

10 maio 2017
Como começar um negócio depois dos 45

10 maio 2017
Se tem mais de 45 anos, há instituições que o podem ajudar a ter o seu próprio negócio. O programa inclui workshops e a criação de um projeto-piloto.

Nunca é tarde para concretizar projetos, por isso algumas instituições estão a apoiar os profissionais entre os 45 e os 60 anos que queiram avançar com um negócio próprio. A Fundação AEP (Associação Empresarial de Portugal) criou o programa Empreender 45-60. Este inclui seminários e workshops e um projeto-piloto de apoio à criação do próprio negócio, especialmente vocacionado para esta faixa etária.

O objetivo é combater o desemprego de longo prazo, elevado entre a população mais velha e qualificada, em particular na região Norte do País. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, no final de 2015, a taxa de desemprego nesta região era de 12,7%, quase dois pontos percentuais acima da taxa de desemprego nacional nesta faixa etária. O estudo Global Entrenepreneurship Monitor 2013, da Sociedade Portuguesa de Inovação, confirma uma das taxas mais baixas de empreendedorismo entre os 45 aos 64 anos.

Para dar o empurrão que falta, a PROTESTE INVESTE organiza regularmente, cursos de formação sobre empreendedorismo, em conjunto com ANJE. O objetivo é promover uma atitude empreendedora e dotar os participantes de capacidades práticas para operacionalizar uma ideia de negócio e elaborar um plano de negócios.

O guia Empreender - Da ideia ao negócio também ajuda a elaborar um plano de negócio, a testar a viabilidade da ideia e a fazer uso de todos os recursos disponíveis a nível de apoios e financiamentos.

Encomende o guia Empreender - Da ideia ao negócio


Imprimir Enviar por e-mail