Dicas

Como pesquisar trabalho na Internet

15 fevereiro 2013

Portugal conta mais de 920 mil desempregados, segundo o Instituto Nacional de Estatística. Este novo recorde nacional fura as previsões do Governo. Comece já a pesquisar trabalho com as melhores dicas.

Redes sociais

O Facebook, Twitter e Linkedin podem ajudar, mas multiplique os cuidados ao decidir o que publica. São uma alternativa para ligar-se a outras pessoas, partilhar informação e conhecer oportunidades.

Aumente a visibilidade através da rede de contactos. Adicione conteúdos e informação ao currículo. Verifique se cada perfil está completo e inclui os pontos fortes, bem como experiências de êxito.

O Linkedin é uma rede para pesquisar trabalho e comunicar com outros profissionais. Recomendamos que abra um perfil e reproduza o CV. Amigos, antigos companheiros, conhecidos e desconhecidos: é o ideal para fazer contactos. No Linkedin podemos dar e pedir referências. Esta rede dá a oportunidade de contactar os responsáveis da empresa, incluindo colaboradores dos recursos humanos.

O Linkedin é o irmão profissional do Facebook. A linguagem deve ser formal. Escolha com cuidado o que pretende partilhar. Construa a sua rede e ligue-se às pessoas que conhece, como o antigo chefe ou um colega de trabalho na área. Manter as ligações é essencial para abrir as portas do mercado.

Mostre o seu talento com resultados. Atualize os contactos e as definições de privacidade. Atualize o perfil ativamente.