Dicas

Como pesquisar trabalho na Internet

15 fevereiro 2013

Portugal conta mais de 920 mil desempregados, segundo o Instituto Nacional de Estatística. Este novo recorde nacional fura as previsões do Governo. Comece já a pesquisar trabalho com as melhores dicas.

Dicas para começar

Complete e atualize os campos do seu currículo virtual. Ganhará visibilidade nas páginas. Quando escrever, faça como se estivesse numa entrevista de trabalho. Partilhe os dados que podem ajudar. Comece por criar uma conta de correio apenas para pesquisar trabalho.

Em matéria de salário, pense antes de apresentar um número. As empresas podem não considerar quem exige muito e, se pedir pouco, aproveitar para propor um salário baixo logo à partida. Informe-se dos valores pagos no setor e para o posto concreto ao qual se candidata. Introduza o valor bruto anual em euros.

Nalgumas páginas, pode anexar cartas de recomendação ou certificados de línguas. Envie o que se relaciona com o tipo de trabalho ao qual se candidata. Esqueça a informação sem mais-valia.

Ao entrar numa oferta, terá de responder às questões sobre o nível de um idioma, o conhecimento da área ou a experiência. Servem de filtro para afastar candidatos. Não minta, nem se subvalorize.

Na Internet é fácil inscrever-se em 100 ofertas numa hora. As empresas que contratam os serviços destas páginas podem analisar o historial e saber quantas vezes se candidatou. Se descobrirem que se “ofereceu” para 3 postos diferentes dentro da mesma empresa, perde credibilidade.

Evite procurar emprego durante o horário de serviço, se ainda tem trabalho e o deseja manter. Use apenas o número e correio eletrónico pessoais.