Como escolher o crédito pessoal

Antes de fechar contrato com um banco, avalie as condições propostas pelo seu e compare com as da concorrência. Se já é titular de produtos financeiros ou está disposto a contratar outros produtos bancários, como seguros ou cartões, pode obter vantagens consideráveis, nomeadamente ao nível da redução da taxa de juro.

Nos resultados do simulador, as instituições bancárias estão ordenadas pela prestação mensal mais baixa. Use a proposta mais favorável para negociar junto do seu banco. Tenha em conta a TAEG (taxa anual efetiva global), que inclui todos os encargos, como prémios de seguros (vida e/ou proteção ao crédito) e comissões associadas ao crédito pessoal. Antes de assinar um contrato, informe-se sobre as comissões e os prémios de seguro exigidos para este tipo de crédito.

Os cálculos são feitos com base nos dados introduzidos: montante, prazo e a escolha de alguns produtos financeiros. Os produtos financeiros comercializados pelos bancos apresentados correspondem aos produtos mais procurados pelos consumidores. Os dados apresentados são atualizados mensalmente.

Perguntas frequentes 

Que instituições de crédito foram consideradas?
O nosso simulador abrange as principais instituições de crédito a operar no mercado nacional de crédito pessoal para particulares.

Que resultados são apresentados?
Apresentamos os resultados correspondentes aos dados que introduziu, com as instituições bancárias ordenadas pela prestação mensal mais baixa. Pode reordenar com base na qualidade. Consulte em detalhe as condições do produto ao clicar sobre o nome da instituição ou logótipo.

Como comparar diferentes propostas?
Selecione entre 2 a 5 produtos propostos e, de seguida, clique no botão "Comparar". Quanto menor for a TAEG, mais barato fica o crédito.

Como são feitos os cálculos?
Os nossos cálculos consideram os dados introduzidos: montante do empréstimo, prazo e a escolha de produtos para a venda cruzada. Assim, o número de instituições bancárias apresentado na página de resultados pode variar. O simulador aceita montantes até 75 mil euros e prazos até 10 anos.

Os resultados da TAEG incluem todas as comissões, iniciais ou periódicas, associadas ao crédito. Antes de assinar o contrato, informe-se sobre estes custos. Consulte ainda as Escolhas Acertadas que publicamos regularmente na revista DINHEIRO & DIREITOS.

Porque utilizamos a TAEG?
A TAEG reflete todos os custos associados à concessão do crédito, tais como comissões bancárias e seguros. Nas nossas simulações, não estão incluídos os prémios de seguros, mesmo quando obrigatórios, uma vez que o prémio de seguro de vida varia com o capital em dívida e a idade, fator que dificulta a inclusão deste custo. Além disso, mesmo quando o seguro é obrigatório, o cliente pode optar por subscrevê-lo fora da instituição de crédito. Contudo, para cada instituição de crédito, indicamos os seguros exigidos

Por que razão o meu banco não aparece nos resultados?
Porque o montante de crédito que introduziu é inferior ao mínimo ou superior ao máximo permitido. Ou então porque o prazo é inferior ao mínimo ou superior ao máximo aceite pela instituição.

Além dos produtos de venda cruzada apresentados, pode haver outros?
Sim. Apresentamos estes que são os mais comuns. Mas, nas observações de cada banco, encontra os produtos/serviços que são considerados para venda cruzada e redução na taxa.