Notícias

Crédito online: opções de financiamento e crédito pessoal fácil de aprovar

Cada vez mais instituições financeiras oferecem crédito pessoal através de apps e do homebanking. Antes de aceitar, confronte várias propostas de crédito online. Saiba o que deve comparar.

31 julho 2023
credito facil

iStock

Os anúncios ao crédito fácil andam aí. Esbarramos neles na paragem do autocarro, na televisão, nos spots da rádio, ao navegar na net, quando abrimos o homebanking ou consultamos o e-mail

As baixas taxas de juro atualmente praticadas no mercado tornam atrativas as propostas apresentadas pelas instituições financeiras. A mensagem é quase sempre a mesma: vão ajudar-nos a realizar sonhos, como comprar um carro, ir de férias ou concretizar um projeto pessoal.

Para atrair clientes, os bancos diversificam as ofertas, baixam as taxas e simplificam as condições de acesso. Agora, basta meia dúzia de cliques para contratar um crédito pessoal através do computador ou do smartphone.

Mas, no que diz respeito a créditos online, nem tudo são rosas. Quando se contrata um crédito, é preciso devolver o capital emprestado e os respetivos juros. Deve ter ainda em conta as várias comissões bancárias. Há as iniciais, relacionadas com o estudo da operação ou de abertura do processo. E as periódicas, como a comissão de manutenção da conta à ordem associada os prémios dos seguros contratados para bonificar a taxa de juro.

Antes de tomar uma decisão, analise as suas condições financeiras, a capacidade de cumprir o plano de pagamentos e as condições de financiamento propostas. Esta reflexão é particularmente importante em tempos económicos conturbados como os que vivemos presentemente. A TAEG (taxa anual de encargos efetiva global) é a principal referência. Reflete todos os custos associados à concessão do crédito (comissões iniciais, periódicas, juros, seguros e demais encargos).

No simulador da DECO PROTESTE, pode personalizar o resultado para o montante de crédito e prazo que pretende. Conseguirá comparar propostas dos bancos e verificar quanto poupa por mês com as nossas recomendações face a outras soluções do mercado. A Escolha Acertada é o serviço que garante a melhor relação entre a qualidade e o preço.

Torne-se associado e descubra os serviços que temos para si

Crédito pré-aprovado no homebanking

Muitos consumidores estão a receber mensagens de crédito pré-aprovado no telemóvel, no e-mail ou quando entram no homebanking. A imagem abaixo, por exemplo, informa o cliente de que tem "ao seu dispor um crédito pré-aprovado de 5000 euros". Inclui também os detalhes do financiamento: valor disponível após dedução das despesas e encargos iniciais, prazo, prestação mensal, TAEG, taxa fixa e montante imputado ao cliente. 

 
É fácil aceitar esta proposta de crédito pessoal pré-aprovado no homebanking. Basta clicar em "Iniciar Contratação", aceitar as condições e confirmar que leu a ficha de informalização.

O consumidor apenas tem de aceitar as condições, confirmar que leu a ficha de informação e o dinheiro fica disponibilizado na conta dias depois.

Não é a primeira vez que os bancos recorrem a estes mecanismos. Antes da crise de 2008, por exemplo, enviavam aos clientes, por correio, uma carta com um cheque fictício representativo de um crédito.

Apps bancárias: como pedir crédito pessoal totalmente online

O crédito online também tira partido das novas tecnologias, permitindo ao cliente contratar um financiamento sem ter de ir a uma agência. Está disponível em sites e apps de bancos e instituições financeiras. Aqui, é o consumidor que faz o pedido online. As entidades prometem celeridade em todo o processo, com aprovação imediata e taxas de juros mais baixas. São muitas as instituições de crédito a oferecer esta possibilidade, como se pode ver no exemplo seguinte do Banco Santander.

Please fill the source and the alt text 
Através da internet ou da app, o consumidor pode fazer uma simulação e avançar para a contratação em poucos cliques.

Crédito pessoal rápido: dinheiro na conta em 24 horas

Outro exemplo desta oferta, exclusivamente online, é o Puzzle. A marca está ligada ao BNI Europa. O serviço disponibiliza um crédito até 6 mil euros, pagos até 96 meses, com aprovação imediata, a qualquer hora do dia ou da noite. O montante é disponibilizado na conta do consumidor em apenas 24 horas.

Como funciona o cash advance?

A atual disponibilidade dos bancos para facilitar crédito passa também pelo cash advance. Nesta operação, quem tem cartão de crédito pode transferir uma parte ou a totalidade do saldo disponível na conta-cartão para a conta à ordem. O montante fica pronto a ser usado como e quando o consumidor quiser.

Mas esta não é uma operação inocente de passar o dinheiro de uma conta para outra. Para disponibilizar o cash advance, os bancos cobram uma comissão de entre 3 e 4 euros. Também ficam com uma percentagem entre 3% a 4% do valor transferido. Para além de suportar os juros do cartão, caso não pague o extrato na totalidade.

O cash advance sempre existiu nos cartões de crédito. A novidade está no facto de os bancos agora publicitarem-no como forma de o consumidor ter mais saldo na conta à ordem. No exemplo abaixo, ao fazer uma simples transferência através do homebanking, o cliente é confrontado, por duas vezes, com a mensagem "Reforce o saldo da sua conta com o seu cartão de crédito através da opção cash advance".

credito facil

Uma simples transferência via homebanking serve para disparar dois convites ao cliente: "Reforce o saldo com o cash advance."

As tentações ao nível do crédito não se ficam por aqui. Vários estabelecimentos comerciais, juntamente com instituições financeiras, publicitam crédito para férias, carro novo, cartões de crédito ou financiamento para comprar eletrodomésticos.

No atual contexto e para evitar situações de dificuldades financeiras semelhantes às da crise de 2008, não se deixe levar pela facilidade dos cliques. Se tiver de contratar um crédito pessoal, analise várias propostas, esclareça todas as dúvidas junto da entidade financeira e faça bem as contas.