Notícias

Fazer pagamentos e transferências com o telemóvel

Transferências

Transferir dinheiro em segundos é uma das funcionalidades mais apreciadas no universo das transações móveis. Normalmente, a operação consiste em selecionar o contacto de quem vai receber o dinheiro, digitar o montante e confirmar a transação com o código PIN da aplicação.

A Glase e o PayPal funcionam de forma semelhante, permitindo fazer transferências instantâneas entre utilizadores, sem custos nem limites de montantes ou de número de transações. Mas esta funcionalidade só é possível na modalidade de contas pré-pagas. A app do PayPal também permite que um utilizador peça dinheiro a outro, usando um método semelhante ao do envio: seleciona um contacto, define um montante e o destinatário recebe uma notificação com o pedido.

O mesmo se passa com a MB Way. Pode enviar e pedir dinheiro, mas sem estar limitado ao saldo disponível numa conta pré-paga. Esta operação pode ter custos.

As transferências instantâneas através da MB Way não podem exceder os 750 euros por operação, ainda que seja possível fazer duas transferências seguidas neste valor. Além disso, o somatório das operações realizadas ao longo de um mês tem um teto de 2500 euros. Também não é permitido a um mesmo utilizador receber mais de 20 transferências mensais. Por fim, as transferências só podem ser efetuadas entre os utilizadores da aplicação.

A concorrer com estes sistemas, sete bancos – Banco BPI, Bankinter, Crédito Agrícola, Millennium bcp, Montepio, Novo Banco e Santander – também permitem fazer transferências imediatas