Notícias

Fazer pagamentos e transferências com o telemóvel

Pagamentos

Pagar a conta do supermercado com o telemóvel é possível através de um terminal preparado para ler cartões  contactless. Para tal, o cliente acede à app, aproxima o telemóvel do terminal automático e digita o PIN da aplicação para efetuar a transação. Mas só os smartphones com sistema operativo Android podem usar esta funcionalidade, que utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication).

Os utilizadores de iPhones têm de recorrer a um código QR, semelhante a um código de barras, que é “lido” pelo smartphone. Normalmente, as aplicações para pagamento mobile disponibilizam essa funcionalidade. Para fazer um pagamento, o comerciante gera um código QR correspondente à transação, o smartphone faz a leitura e o processo é concluído.

Tanto a MB Way como a Glase permitem fazer pagamentos via NFC e código QR. Para montantes até € 20, normalmente, os utilizadores não precisam de marcar o PIN.

Também pode recorrer à MEO Wallet, que funciona através de uma conta virtual pré-paga. E, mesmo que não tenha um smartphone, a MEO Wallet permite-lhe pagar por SMS: o utilizador envia à MEO uma mensagem com o texto “Pagar”, recebe um código (válido por cinco minutos) que deve comunicar ao comerciante, e este processa o pagamento.