Notícias

Consumidores avaliam os bancos: conflitos ao rubro

26 agosto 2014 Arquivado

26 agosto 2014 Arquivado

Barclays, BBVA, CGD, Santander Totta, Banif e Millennium bcp são os bancos que mais falham perante os clientes, de acordo com o nosso inquérito. Conheça as estratégias para ultrapassar os problemas.

Início

As reclamações que nos chegam e os inquéritos de satisfação que realizamos a cada dois anos permitem-nos conhecer os conflitos entre os consumidores e os bancos. Enquanto supervisor, o Banco de Portugal também realiza diagnósticos dos problemas e os resultados vão ao encontro daqueles a que chegamos. Mas, nos relatórios que publica, apenas revela os bancos com reclamações, omitindo as infrações concretas de cada instituição. Em 2013, recebeu 17 911 queixas, 69% das quais relacionadas com contas de depósito e crédito ao consumo e à habitação. Nas primeiras, o Barclays foi responsável pelo maior número de reclamações. No crédito ao consumo, este banco voltou a conseguir o primeiro lugar, seguido pelo FCE Bank. Também garantiu um lugar no pódio do crédito à habitação, em que se destacaram ainda, pela negativa, o Banco BIC e o Santander Totta.

Os consumidores exigem que, em todas as atividades de supervisão, como fiscalização, ações de inspeção, reclamações, análises de minutas de contratos e correção de irregularidades e sancionamento, sejam indicadas as infrações detetadas, respetivos autores e sanções impostas. Além de aumentar a transparência, a medida pode impedir que as instituições transgridam. No caso de não ser possível incluir toda a informação no relatório, as tabelas, publicadas ou não, devem estar disponíveis ao público (por exemplo, no Portal do Cliente Bancário). Se a atual lei não permitir esta divulgação, devem ser promovidas as alterações para que tal seja possível.

Nos nossos estudos, não nos esquivamos a associar aos nomes as principais queixas dos consumidores. Confira o ranking dos bancos analisados e as soluções para os principais problemas encontrados.


Imprimir Enviar por e-mail