Notícias

Compras online com cartão de crédito vão ficar mais seguras

Para reduzir os riscos de fraude nas compras online, além dos dados do cartão de crédito, vai ter de usar outros elementos de segurança. Alterações têm de ser adotadas até ao início do próximo ano.

  • Dossiê técnico
  • Nuno Rico
  • Texto
  • Sílvia Nogal Dias e Filipa Rendo
19 maio 2020
  • Dossiê técnico
  • Nuno Rico
  • Texto
  • Sílvia Nogal Dias e Filipa Rendo
utilizador a usar smartphone e computador portátil para compras online

iStock

Ao fazer uma compra online com cartão de crédito vai deixar de poder confirmar essa operação apenas com os dados do cartão, como até aqui. À semelhança do que já acontece com o homebanking, vai ser adotada a chamada "autenticação forte", ou seja, para confirmar o pagamento será necessário recorrer a outros elementos de segurança, por exemplo, um código enviado por SMS.

A autenticação forte foi uma das medidas introduzidas pela versão revista da Diretiva de Serviços de Pagamento, cuja transposição para a legislação nacional entrou em vigor em setembro de 2019. Esta tem como objetivo reduzir os riscos de fraude e reforçar a segurança no acesso ao homebanking e nas operações através de meios digitais. Nesta segunda fase de aplicação da diretiva, as regras de segurança já exigidas aos restantes serviços de pagamentos serão aplicadas às compras online com cartão de crédito, até ao início de 2021.

Isso significa que, para confirmar uma compra, os dados que constam do cartão (número, data de validade e código de três dígitos designado CVV/CVC) não serão suficientes. Passa a ser necessário utilizar uma combinação de, pelo menos, dois de três possíveis elementos de segurança: por exemplo, uma password, um código recebido no telemóvel ou a impressão digital (desde que faça a operação no smartphone ou no tablet).

Mais compras online e mais burlas

Devido às medidas de confinamento, no âmbito da pandemia da covid-19, as operações online, sejam pagamentos de compras ou outras operações bancárias, têm aumentado de forma muito significativa. Paralelamente, também os casos de burla e fraude através da internet têm crescido.

O reforço da segurança dos meios de pagamento online, pelos bancos e prestadores de serviços de pagamentos, procura precisamente reduzir esses riscos.

Ainda assim, a diretiva prevê que, em caso de utilização fraudulenta dos meios de pagamento, a responsabilidade imputada ao consumidor não pode ser superior a € 50, desde que não tenha existido negligência da sua parte. Se for vítima de fraude no contexto de um pagamento online, reclame junto da entidade em causa ou no Portal do Cliente Bancário.  

 

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.