Notícias

Como reconhecer a nova nota de 50 euros

05 abril 2017
Como reconhecer a nova nota de 50 euros

05 abril 2017
Não tem de trocar as notas antigas, pois as duas permanecerão no mercado. Conheça os novos elementos de segurança da nova nota de 50 euros.

Já está em circulação a nova nota de 50 euros. Tal como a antiga, é cor de laranja e tem as mesmas medidas. Mas inclui novos elementos de segurança que, segundo o Banco de Portugal, são mais eficazes. 

As duas notas vão circular ao mesmo tempo. Se alguém sugerir que deve trocar as antigas pelas novas, ignore o conselho e chame imediatamente a polícia.

Para saber se é verdadeira, toque, observe e incline a nova nota. As diferenças começam no papel, que é mais firme e ligeiramente sonoro. As pontas têm pequenas linhas impressas em relevo, que facilitam o reconhecimento para pessoas com dificuldades visuais. A tinta é outra particularidade: é mais densa no principal elemento gráfico da nota, nas inscrições e nos números maiores. 

Se observar a nota em contraluz, a janela que está na parte de cima da banda holográfica prateada fica transparente e mostra uma imagem da deusa Europa. Ao inclinar, a banda revela duas áreas brilhantes e a imagem da deusa aparece no outro lado da nota, de forma mais esbatida e acompanhada do elemento gráfico principal com o valor da nota. Mais abaixo vê-se o número 50, que passa de verde-esmeralda para verde-escuro, consoante a inclinação.

Como reconhecer a nova nota de 50 euros

Procure o filete de segurança negro de alto a baixo, a meio da nota. Incline-a para ver o número 50 a passar de verde-esmeralda a verde-escuro. A banda prateada deve mostrar a deusa Europa.
 

Ao colocar a nota numa superfície escura, as áreas claras ficam mais escuras e o holograma fica imediatamente visível. 

O filete de segurança inclui uma linha escura que atravessa a nota de alto a baixo, quase a meio. Essa linha contém pequenos símbolos do Euro e o valor.

Há outros elementos de segurança, mas só são visíveis com lâmpadas especiais ou infravermelhos. 

O Banco Central Europeu mostra de forma detalhada as diferenças entre as duas notas de € 50 e os novos elementos de segurança.

A PSP lançou uma campanha de esclarecimento para evitar burlas. É dirigida sobretudo aos idosos e comerciantes. Mas também abrangerá os estudantes do ensino secundário, pois são um veículo de transmissão da informação.

De todas as notas em circulação, a de € 50 é a que tem maior representatividade. Detém cerca de 45% da quota de circulação.


Imprimir Enviar por e-mail