Notícias

Cartões de débito e crédito com várias redes de pagamento não têm custos adicionais

Não paga mais por escolher qualquer uma das redes de pagamento abrangidas pelo seu cartão. Multibanco, Visa Electron, Maestro, Visa, Mastercard e American Express são as opções.

22 janeiro 2018
Cartões de débito e crédito com várias redes de pagamento não têm custos adicionais

Thinkstock

Alguns cartões pertencem a várias redes de pagamento. Para as operações de débito, por exemplo, o mesmo cartão pode fazer pagamentos na rede Multibanco, Visa Electron ou Maestro. Já os pagamentos a crédito são possíveis na rede Visa, Mastercard ou American Express.

O consumidor não paga encargos extra por escolher qualquer uma das redes abrangidas pelo seu cartão. Não terá custos adicionais, pois não está em causa a modalidade de pagamento, e sim a rede através da qual é feito.

Quando pede um cartão a um banco ou a uma instituição financeira, antes de assinar o contrato, a entidade deve informá-lo sobre as redes de pagamento associadas, os custos, as funcionalidades e como usar o cartão de forma segura.

Se quiser, pode pedir para o cartão incluir duas ou mais redes de pagamento. Fica assim com um cartão que facilita as operações em estabelecimentos comerciais e online que trabalham com várias redes. Porém, algumas lojas só aceitam uma. Por exemplo, só realizam operações através da rede Multibanco. Nesse caso, o seu cartão só vai passar no Terminal de Pagamento Automático (TPA) se tiver essa rede associada.

Os pagamentos com cartões exclusivamente de débito são descontados na conta associada a esse cartão. Quando tem um cartão apenas de crédito, o valor será deduzido ao limite do crédito disponível. Antes de pedir um cartão de crédito, compare no nosso simulador as opções disponíveis no mercado.

Comparar cartões de crédito

Mas alguns cartões disponibilizam as duas funções - débito e crédito - ao mesmo tempo. Nesse caso, antes de passar o cartão no TPA, tem de escolher a rede de pagamento, e não a natureza da operação (débito ou crédito). Para pagar a débito, selecione a rede Multibanco, Visa Electron ou Maestro, conforme a que está abrangida pelo seu cartão. Caso prefira pagar a crédito, escolha entre Visa, Mastercard ou American Express.