Dicas

Contas à ordem para jovens e estudantes: o que são?

De pequenino se deve aprender a mexer no dinheiro. Saiba quais são as vantagens de uma conta à ordem para jovens e/ou estudantes e que critérios deve ponderar no momento da escolha.

27 dezembro 2022
Jovem à secretária coloca dinheiro no porquinho mealheiro

iStock

Uma conta à ordem é um serviço imprescindível que permite depositar dinheiro e tê-lo disponível a qualquer momento, de modo a gerir de forma confortável e segura o orçamento. Com esta conta, é possível realizar operações comuns do dia-a-dia, como receber o ordenado ou a pensão, pagar despesas, fazer transferências, levantar dinheiro, entre outras.

Esta gestão pode começar a ser feita desde cedo. A literacia financeira é uma competência que deve ser estimulada ainda antes da maioridade. Criar uma conta bancária para um jovem pode, por isso, ser uma boa iniciativa.

O que são contas para jovens e estudantes?

A generalidade dos bancos nacionais disponibiliza contas bancárias à ordem para jovens e/ou estudantes. A oferta é diversificada e varia de instituição para instituição. A idade é a principal condição de acesso a estas contas: o limite de acesso varia muito de acordo com os produtos, mas não vai além dos 30 anos.

No caso das contas para estudantes, a inscrição numa instituição de ensino é condição adicional. Algumas instituições de ensino superior têm parcerias com bancos para a emissão dos cartões de identificação dos seus alunos, que podem ou não ficar associados a uma conta bancária.

Apesar da diversidade, existem características comuns a estas contas na generalidade dos bancos:

  • isenção de comissões de manutenção;
  • isenção da anuidade do cartão de débito utilizado para movimentar a conta (alguns bancos já cobram este custo);
  • programas de descontos em empresas associadas (salas de cinema e de espetáculos, agências de viagens, lojas de informática, etc.);
  • acesso a produtos específicos, como crédito para formação ou planos de poupança;
  • condições de movimentação limitadas até o titular atingir a maioridade.

Os benefícios associados às contas para jovens e estudantes terminam quando as condições de acesso deixam de existir: no caso da idade, quando o titular ultrapassa o limite fixado; sendo conta para estudante, quando o vínculo à instituição de ensino cessa. Nessa altura, deve estar preparado para uma alteração contratual, com a consequente alteração das condições do produto.

O que procurar numa conta à ordem para jovens e estudantes?

O principal fator de seleção deverá ser o custo da conta. Por princípio, deve-se privilegiar a isenção de encargos, uma vez que, habitualmente, os titulares destas contas não têm rendimentos próprios.

Apesar da isenção de comissões de manutenção, algumas instituições propõem contas-serviço específicas, que incluem um conjunto de produtos e serviços bancários a troco de uma mensalidade. É importante verificar se os produtos incluídos são necessários para a utilização pretendida.

Os produtos associados ou os programas de descontos só deverão pesar na decisão caso se adequem aos interesses e à utilização dos jovens titulares. Por exemplo, caso saiba que vai precisar de um crédito para financiar os estudos do jovem, pode ajudar procurar desde logo uma conta que ofereça boas condições nesse produto.

Recentemente, começaram a ser comercializadas contas direcionadas para jovens através de aplicações para smartphones. Estas têm conquistado um número crescente de adeptos, pela sua facilidade de utilização. Serão, certamente, uma tendência de utilização no futuro.

Como escolher a melhor conta à ordem?

Como a oferta é variada, a escolha de qualquer conta à ordem deverá basear-se numa consulta prévia a várias instituições, de forma a comparar as condições e a selecionar a que mais se adequa à utilização pretendida.

Caso esteja à procura de uma conta à ordem tradicional, o simulador da DECO PROTESTE ajuda a encontrar o melhor produto para cada perfil de utilização.

ESCOLHA A MELHOR CONTA À ORDEM

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.