Notícias

Simule e descubra se pode poupar no crédito à habitação

Prefere taxa variável, fixa ou mista? Qual a mais barata para o seu caso? E qual o valor da prestação mensal em cada uma destas taxas? Com o simulador da DECO PROTESTE descobre o crédito à habitação mais barato e compara as prestações com os três tipos de taxas de juro. 

28 novembro 2022
Imagem promocional da campanha DecoProteste "Poupe no crédito" com uma imagem de uma casa a ser levada no ar por balões coloridos

A subida das taxas de juros está a preocupar os consumidores que contrataram ou que tencionam contratar um crédito à habitação. Para quem viu a prestação mensal subir muito na última revisão, este pode ser o momento certo para procurar ofertas mais vantajosas no mercado bancário e transferir o crédito à habitação. Já para quem se prepara para comprar casa com recurso a crédito, é crucial procurar o banco com a melhor proposta para uma relação de décadas.

Taxa variável, taxa fixa ou taxa mista?

A resposta tem uma componente racional e outra emocional. Do ponto de vista racional, o crédito à habitação com taxa variável é, em regra, o mais barato, mas é também o mais instável e sujeito a oscilações, ao sabor da evolução internacional das taxas de juro. Se contratar um crédito à habitação indexado à Euribor a 3 meses, terá a prestação revista a cada três meses. Se optar por um crédito à habitação indexado à Euribor a 6 meses, a prestação mudará a cada seis meses. Já os contratos indexados à Euribor a 12 meses só veem a prestação mudar de ano a ano. 

Há, no entanto, quem prefira pagar mais para saber com o que conta nos próximos anos. Em regra, o crédito à habitação com taxa fixa é mais caro do que o crédito com taxa variável, mas proporciona tranquilidade a quem o contrata. Ao fixar a taxa, a prestação mensal fica imune às oscilações internacionais da taxa de juro. Logo, se a taxa de juro subir, a prestação não sobe. Mas se a taxa de juro descer, a prestação também não desce.   

Com o simulador da DECO PROTESTE, encontra a proposta mais barata em cada um dos regimes de taxa de juro: variável, fixa e mista.

Simular o crédito à habitação mais barato em cada taxa

Há ainda combinações de taxa variável e fixa. É o chamado crédito com taxa mista, que permite fixar a taxa durante alguns anos e cumprir o restante prazo do crédito com taxa variável. Em regra, é um pouco mais caro do que o regime de taxa variável, mas não fica tão caro quanto o regime de taxa fixa. O principal benefício é fazer face a períodos de grande instabilidade da taxa de juro, se esse período corresponder precisamente ao momento em que está a usufruir de taxa fixa.    

Compare o spread e a TAEG

Ao digitar o valor do imóvel, o capital ainda em dívida, o prazo do empréstimo e o spread atual, obtém de imediato as três melhores propostas do mercado, uma para cada regime de taxa de juro. Se o simulador detetar propostas mais vantajosas do que o seu empréstimo atual, indica-lhe a poupança prevista na prestação mensal e detalha todas as condições da nova oferta.

Não compare apenas o spread proposto pelo banco. Tenha especial atenção à TAEG (taxa anual de encargos efetiva global), que reflete o custo total do empréstimo. Quanto mais baixa for a TAEG, mais barato será o empréstimo.

PROTESTE CRÉDITO ajuda a transferir empréstimo

Se o simulador o ajudou a encontrar um banco com uma proposta de crédito à habitação mais vantajosa do que a atual, pondere a transferência do empréstimo. A passagem para outro banco tem algumas despesas associadas, mas que podem vir a ser cobertas pelas poupanças obtidas nos próximos anos. Lembre-se de que as poupanças serão tanto mais significativas quanto maior for o número de prestações que ainda tem pela frente.

Para seguir em frente com a transferência do crédito à habitação, conte com a ajuda da PROTESTE CRÉDITO.

No resultado da simulação, clique no botão "Contactar banco" e siga as instruções. A equipa da PROTESTE CRÉDITO ajuda-o em todo o processo, para que a transferência do crédito à habitação se concretize com facilidade.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.