Notícias

Comprar casa: como enfrentar um cenário de bolha imobiliária

26 julho 2017 Arquivado
comprar casa

26 julho 2017 Arquivado
Parece impossível comprar casa em Lisboa e no Porto com o aumento do valor médio do imobiliário. Escolher bem o crédito à habitação ajuda a poupar.

Como poupar em impostos

No caso de já ter casa própria e querer trocar de casa, pode ser uma boa altura para vender. Não se esqueça que se vender a casa por um valor superior ao que comprou, poderá ter de pagar IRS sobre 50% das mais-valias que possa obter (ou seja, o lucro que conseguiu com a casa). Isto se não aplicar o valor que obteve com a venda noutra compra de habitação própria e permanente, nos próximos 3 anos.

No cálculo das mais-valias, pode deduzir vários encargos, como obras realizadas, IMT pago na compra da casa vendida, a comissão da imobiliária e o custo do certificado energético. Saiba quanto pode ter pagar pela venda da casa.

Obter isenção de IMI

Outra das formas de poupança para alguns dos compradores de casa é através do IMI (Imposto Municipal Sobre Imóveis), o imposto que incide sobre o valor patrimonial tributário da casa e que é pago pelos proprietários de imóveis. Para usufruir de isenção por três anos:

  • o imóvel deve ser o seu domicílio fiscal (habitação própria e permanente do contribuinte);
  • o valor patrimonial tributário não pode exceder 125 mil euros;
  • o rendimento anual do proprietário, sujeito a imposto, tem de ser inferior a 153 300 euros.

As famílias com rendimento anual bruto até 15 295 euros e com imóveis (rústicos e urbanos) com valor total até 66 500 euros também não pagam IMI. Veja como pode poupar no nosso simulador de IMI.