Notícias

Avaliação de imóveis: DECO exige fim do monopólio dos bancos

23 junho 2017
Avaliação das casas

Os consumidores pagam, em média, € 232 por uma avaliação da casa pedida pelo banco. Mas esta custa ao banco menos de metade. Um negócio da China que se estima ter rendido à banca mais de 1 milhão de euros, em 2015.

Como escolher um técnico certificado

Mas nem tudo ficou na mesma. Há seis anos, defendíamos a criação de uma base de dados de peritos certificados, capazes de fazer uma avaliação reconhecida a qualquer imóvel. Essa base de dados foi criada e quem quiser recorrer a um desses peritos pode consultar o seu registo na CMVM (pesquise “peritos avaliadores de imóveis” no site www.cmvm.pt).

A avaliação da qualificação e da experiência profissional é tripartida entre aquela instituição, o Banco de Portugal e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

Hoje, o exercício da atividade dos técnicos avaliadores está certificado por uma única entidade, algo que reivindicámos em 2011 e estão bem descritos os requisitos legais para o exercício da sua função e relação com os clientes. Existe uma entidade reguladora para o setor, existem cursos homologados de avaliação de imóveis e a própria atividade está também padronizada de acordo com métodos de avaliação reconhecidos internacionalmente (Comissão Internacional de Normas de Avaliação, Grupo Europeu de Associações de Avaliadores e o Royal Institution of Charts).