Procura um cartão de crédito, mas tem dúvidas?

O cartão de crédito permite comprar hoje e pagar mais tarde. Pode ser usado como meio de pagamento ou alternativa ao crédito. O seu funcionamento é idêntico em todas as instituições de crédito, mas encontra grandes diferenças nas características, por exemplo, no plafond ou nos custos.

Se pretende pagar sempre as compras na totalidade (o que recomendamos), opte pelo cartão com a anuidade mais baixa. Em caso de “empate”, considere outras características, como o cash-back. Se prevê fazer pagamentos faseados, interessa-lhe aquele que apresentar a taxa anual de encargos efetiva global (TAEG) mais baixa.

O que é o plafond?

Plafond ou limite de utilização é o montante de crédito máximo permitido pelo cartão.

Como pode ser feito o pagamento?

Na totalidade ou parcialmente. Se pagar a despesa do extrato a 100%, não são cobrados juros. Se o fizer de forma faseada, por exemplo, pagar só 60% da dívida, suportará juros sobre os restantes 40 por cento. Ou seja, se gastou 200 euros e só pagou 120, os juros incidem sobre 80 euros. Contudo, pode continuar a usar o cartão. Se o plafond é de 1000 euros, ainda tem disponível um crédito de 920 euros.

O que é o período de crédito sem juros?

Quem paga o extrato do cartão na totalidade usufrui de um período entre 20 e 50 dias de crédito sem juros. Por exemplo, se o extrato fechar no dia 30 do mês, e tiver realizado uma compra nesse mesmo dia, só pagará no dia 20 do mês seguinte, beneficiando de 20 dias de crédito “gratuito”. Caso tenha feito a compra no dia 1, como o extrato fecha apenas no dia 30, o pagamento só chegará 50 dias depois (30 + 20).

O que é o cash-back?

Alguns cartões devolvem uma parte do valor gasto, o chamado cash-back. Numa compra de 200 euros, um cartão com cash-back de 1% devolve 2 euros, normalmente abatidos ao saldo em dívida.

O que é a taxa de combustível?

Se pagar com o cartão de crédito num posto de abastecimento, muitos cartões cobram uma taxa de 52 cêntimos.

O que acontece se alguém usar indevidamente o meu cartão?

Em caso de perda ou roubo, tem de o comunicar imediatamente ao banco. Se, entretanto, o cartão for utilizado indevidamente, o titular só pode ser responsabilizado até 50 euros e apenas por movimentos anteriores à comunicação. Mas se ficar provado que foi negligente, por exemplo, o código estava junto ao cartão, terá de pagar a totalidade dos movimentos.

Deve ter algum cuidado ao fazer compras online?

Prefira empresas de credibilidade reconhecida e sítios seguros, com certificação e sistemas de segurança (símbolo do cadeado ou da chave no rodapé do ecrã). Certifique-se de que a página corresponde ao sítio oficial da empresa, verificando, por exemplo, se disponibiliza o contacto da sede. Ainda assim, o cartão virtual MBNet, criado na app MB Way (https://www.mbway.pt/mbnet) é sempre uma alternativa segura.

O que é o CVV2?

É um código de segurança com três dígitos gravado no verso dos cartões de crédito da rede VISA. É pedido quando se realiza uma compra online, para reforçar a segurança da operação. Há outras designações para o código: CVC, nos cartões Mastercard, e CID, nos American Express.

Porque é que o meu cartão não aparece na lista?

Ao entrar no simulador, são pedidos dados relacionados com utilização que pretende fazer, plafond e tipo de pagamento. Com base nestes dados, são selecionados alguns cartões e excluídos outros. Por exemplo, se indicar um plafond de 1000 euros, serão excluídos todos os cartões cujo plafond mínimo fica acima deste valor. Cartões destinados a um público-alvo específico (para estudantes ou para adeptos de um clube de futebol, por exemplo) também não estão contemplados. A única exceção é o cartão DECO PROTESTE/Unicre, de contratação exclusiva para os nossos subscritores.

Como calculamos a Qualidade de cada cartão de crédito?

A Qualidade atribuída a cada cartão de crédito resulta da satisfação global dos utilizadores, numa escala até 100, apurada através de um questionário online enviado em dezembro de 2013 a uma amostra aleatória dos nossos subscritores. Os resultados espelham as opiniões e experiências de 3604 consumidores relativamente a produtos bancários.

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