Dicas

Cartão de crédito virtual: o que é e como usar?

Um cartão de crédito virtual dispensa a utilização de um cartão de crédito físico, possibilitando compras online mais seguras. Veja como obter e os cuidados a ter.

10 novembro 2022
símbolo do euro feito com zeros e uns, em dourado, fundo escuro

iStock

As compras online acarretam riscos, nomeadamente de fraude e roubo de identidade. No entanto, os pagamentos digitais estão cada vez mais seguros.

Atualmente, é necessário a autenticação forte para conseguir concluir um pagamento. Não basta indicar os dados do cartão com o qual pretende efetuar o pagamento, a operação tem de ser validada por dois métodos de autenticação de categorias diferentes, como:

  • conhecimento: algo que apenas o utilizador conheça, como palavra-passe;
  • posse: algo que apenas o utilizador possua (por exemplo, o telemóvel, sendo enviado um código de utilização única para o telemóvel do utilizador);
  • inerência: algo que apenas o utilizador seja, como dados biométricos, sendo a autenticação efetuada utilizando impressão digital ou reconhecimento facial.

Alguns bancos utilizam a sua aplicação para smartphone para que os consumidores possam validar e autorizar os pagamentos online. No momento em que coloca os dados do cartão para fazer um pagamento, o utilizador recebe uma notificação da aplicação do banco para poder autorizar o pagamento, ficando garantido que só quem tem acesso à aplicação pode autorizar os pagamentos digitais feitos com cartão.

Mas se mesmo assim tem receio de colocar os dados do cartão de crédito nos sites de pagamento de compras online, pode optar por criar um cartão virtual.

O que é um cartão de crédito virtual?

Um cartão de crédito virtual é um cartão (na verdade, é apenas um número) com validade temporária criado com a finalidade de pagar uma determinada compra e com um limite de valor especificado pelo utilizador no momento em que cria o cartão.

Tal como o cartão de crédito tradicional, o virtual fica associado à conta bancária do utilizador. No entanto, os dados deste cartão desaparecem após algum tempo, dependendo da opção escolhida no momento da criação. Além disso, porque é impossível estabelecer uma ligação entre o número do cartão virtual e a sua conta bancária ou o cartão físico associado, mesmo que piratas informáticos roubem os dados, o dinheiro está seguro.

Como criar um cartão de crédito virtual?

Em princípio, é possível obter um cartão de crédito virtual gratuito a partir de qualquer dispositivo eletrónico com acesso à Internet. O cartão de crédito virtual pode ser Visa, Mastercard ou American Express, dependendo da marca do cartão físico com o qual o criou (se o cartão físico for Visa, por exemplo, o virtual também será). Quando fizer pagamentos online, tem de levar este aspeto em consideração, pois nem todas as lojas aceitam todo o tipo de cartões.

O MB Net é o serviço mais comum de criação dos cartões virtuais, ao qual tem de aderir antes de começar a utilizar. Este serviço pode ser utilizado de duas formas.

Gerar um cartão virtual no MB Way

Pode utilizar o MB Net através da aplicação MB Way. Saiba como criar cartões virtuais com o MB Way.

Gerar um cartão virtual no site do banco

Nem todos os bancos permitem utilizar o MB Way nas suas plataformas, pelo que convém informar-se antes. O funcionamento da plataforma também é diferente dependendo do banco, mas se tiver dúvidas pode consultar o seu gestor de conta. Deixamos-lhe algumas indicações gerais.

Para se registar no MB Net, aceda à plataforma de homebanking do seu banco e procure essa opção no separador correspondente aos cartões. O serviço tem de ficar associado a um cartão bancário, seja de crédito, de débito ou pré-pago.

Quando fizer a adesão, terá de definir o montante máximo permitido por dia com o cartão associado ao MB Net. Contudo, este valor poderá ser alterado sempre que necessário (veja a seguir).

Após este registo, sempre que precisar de gerar um cartão virtual, tem de aceder ao homebanking e, no separador correspondente aos cartões, selecionar a opção que lhe permite fazê-lo.

Selecione depois o tipo de cartão que pretende: cartão de compra única, para a realização de uma compra específica, com validade até dois meses após a data de criação do cartão; ou cartão para várias compras no mesmo comerciante, com 12 meses de validade.

Ao criar o cartão virtual, poderá alterar o montante máximo predefinido. O montante terá sempre de, pelo menos, corresponder ao valor da compra, mas tem a garantia de que não sairá da sua conta bancária mais dinheiro do que aquele que estipulou. Se tiver indicado um valor máximo do cartão virtual superior ao montante da compra, apenas será debitado da conta o valor da compra. Mas estes detalhes podem diferir dependendo da plataforma que o banco disponibiliza.

Após validar a operação, surgem os dados do cartão virtual: número do cartão, data de validade e o código de segurança. São estes que deve utilizar para fazer o pagamento da sua compra online, seja em lojas nacionais ou internacionais, tal como se de um cartão de crédito tradicional se tratasse. Tal como nos cartões físicos, por causa da autenticação forte, terá de validar a compra na aplicação em que criou o cartão.

Precisa de um cartão de crédito?

Um cartão de crédito pode ser uma mais-valia para fazer pagamentos e compras online. Ajudamos a encontrar o melhor cartão de crédito para o seu perfil de utilizador.

COMPARE E ESCOLHA O CARTÃO DE CRÉDITO

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.