Institucional

Minuto Consumidor

Logo da rubrica Minuto Consumidor uma parceria da DECO PROTESTE com a SIC Notícias e o Expresso.

A DECO PROTESTE, a SIC Notícias e o Expresso tratam temas do interesse dos consumidores, numa parceria que esclarece as principais dúvidas em vídeos de um minuto. Veja os vídeos do "Minuto Consumidor" e leia os artigos relacionados.

"Minuto Consumidor" é uma rubrica semanal que responde às dúvidas dos consumidores sobre vários temas da atualidade. O programa é uma parceria da DECO PROTESTE com a SIC Notícias e o jornal Expresso. É transmitido no canal noticioso, todos os domingos, às 19h, com repetição à segunda e à terça-feira. A cada semana, o Expresso irá publicar um texto relacionado com o tema tratado e a DECO PROTESTE partilha os conteúdos que vai publicando no site sobre os temas. Veja os vídeos e os nossos artigos relacionados.

Ver temas em destaque em 2021.

Temas em destaque 2022

1. Minuto Consumidor: Dicas para melhorar a reciclagem

Segundo os dados da Agência Portuguesa do Ambiente, vale mesmo a pena fazer a separação do lixo. Antes de deitar os produtos fora, tente dar-lhes uma nova vida, reutilizando-os ou reparando-os. Saiba qual é a forma correta de reciclar diversos produtos.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre hábitos de sustentabilidade em Portugal.

2. Minuto Consumidor: Como reclamar de coimas e multas de condução?

Apesar de se dizer que quando se comete um crime é-se “inocente, até prova em contrário”, nas coimas e multas de condução é o inverso: “culpado, até prova em contrário”. Mas há formas de provar a sua inocência. Se pagar a coima de imediato, significa que aceita que é o culpado e não pode reaver o dinheiro. Saiba o que fazer perante uma multa ou coima de condução injustas. 

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre como reclamar de infrações de trânsito.

3. Minuto Consumidor: Soluções para contornar o fim das moratórias

Como resposta a problemas provocados pela atual pandemia, foi aproveitado um mecanismo de suspensão do pagamento das prestações de crédito, as chamadas moratórias. O objetivo era aliviar o sufoco financeiro das famílias. As moratórias terminaram no dia 31 de dezembro de 2021. Conheça as suas opções para quem aderiu a este regime.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre o que fazer quando terminarem as moratórias.

4. Minuto Consumidor: guia de reciclagem para as cápsulas de café

As cápsulas de café são muito prejudiciais para o ambiente. A maior parte acaba em aterros sanitários, mas existem formas de o consumidor conseguir reduzir este impacto ambiental. Saiba como deve reciclar as cápsulas de café.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre cápsulas de café reutilizáveis.

5. Minuto Consumidor: como perceber a fatura de água e saneamento?

A fatura da água tem diversos parâmetros importantes que ajudam a explicar o consumo. Saiba o que deve ter em conta na fatura da água e saneamento.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre como poupar água com os hábitos e dispositivos certos.

6. Minuto Consumidor: quais são as alterações na Lei das Garantias?

Os prazos de garantia para os bens móveis e imóveis foram alterados. O prazo dos bens móveis passou de dois para três anos em 2022. Saiba o que mudou.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo "Prazos de garantia mudam nos bens móveis e imóveis".

7. Minuto Consumidor: as dúvidas dos ciclistas e de quem conduz a seu lado

Na estrada, para garantir a segurança, os ciclistas têm regras a cumprir, assim como quem conduz um veículo automóvel. Veja a resposta às dúvidas mais comuns.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo no qual respondemos às 6 dúvidas mais comuns dos ciclistas.

8. Minuto Consumidor: como interpretar os prazos de validade?

Os prazos de validade não são iguais e, por isso, é muito importante saber interpretá-los. Saiba como distingui-los e reduzir o desperdício alimentar.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre as diferenças no prazo de validade dos alimentos.

9. Minuto Consumidor: o aumento do preço dos combustíveis e o Autovoucher

Os preços dos combustíveis estão a subir historicamente e os consumidores procuram formas de poupar. Saiba como usar o Autovoucher e poupar 20 euros mensais.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre o Autovoucher e como obter 20 euros.

10. Minuto Consumidor: quando o ruído interfere no teletrabalho. O que fazer?

Para quem está em teletrabalho, o ruído de obras, música alta ou barulhos de animais podem incomodar e muito. Dependendo da origem do ruído, mudam os procedimentos. Saiba como e onde se queixar.

Veja o vídeo.
Leia o nosso dossiê sobre vizinhos barulhentos e como apresentar queixa.

11. Minuto Consumidor: portagens nas ex-SCUT. Como pagar e quais as multas associadas?

Falta muita informação nas estradas no pagamento de portagens, sobretudo das ex-SCUT. A regra é pagar depois de passar, mas nem todos os consumidores estão esclarecidos. Saiba o que fazer.

Veja o vídeo
Leia o nosso artigo sobre a mudança na cobrança de passagens pelos pórticos.

12. Minuto Consumidor: NFT são opções de investimento?

Os NFT já conquistaram o mundo digital, com transações que atingem valores milionários. Saiba mais sobre este novo mundo digital.

Veja o vídeo
Leia o nosso artigo sobre criptomoedas.