Institucional

Minuto Consumidor

Logo da rubrica Minuto Consumidor uma parceria da DECO PROTESTE com a SIC Notícias e o Expresso.

A DECO PROTESTE, a SIC Notícias e o Expresso tratam temas do interesse dos consumidores, numa parceria que esclarece as principais dúvidas em vídeos de um minuto. Veja os vídeos do "Minuto Consumidor" e leia os artigos relacionados.

"Minuto Consumidor" é uma rubrica semanal que responde às dúvidas dos consumidores sobre vários temas da atualidade. O programa é uma parceria da DECO PROTESTE com a SIC Notícias e o jornal Expresso. É transmitido no canal noticioso, todos os domingos, às 19h, com repetição à segunda e à terça-feira. A cada semana, o Expresso irá publicar um texto relacionado com o tema tratado e a DECO PROTESTE partilha os conteúdos que vai publicando no site sobre os temas. Veja os vídeos e os nossos artigos relacionados.

Ver temas em destaque em 2021.

Temas em destaque 2022

1. Minuto Consumidor: Dicas para melhorar a reciclagem

Segundo os dados da Agência Portuguesa do Ambiente, vale mesmo a pena fazer a separação do lixo. Antes de deitar os produtos fora, tente dar-lhes uma nova vida, reutilizando-os ou reparando-os. Saiba qual é a forma correta de reciclar diversos produtos.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre hábitos de sustentabilidade em Portugal.

2. Minuto Consumidor: Como reclamar de coimas e multas de condução?

Apesar de se dizer que quando se comete um crime é-se “inocente, até prova em contrário”, nas coimas e multas de condução é o inverso: “culpado, até prova em contrário”. Mas há formas de provar a sua inocência. Se pagar a coima de imediato, significa que aceita que é o culpado e não pode reaver o dinheiro. Saiba o que fazer perante uma multa ou coima de condução injustas. 

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre como reclamar de infrações de trânsito.

3. Minuto Consumidor: Soluções para contornar o fim das moratórias

Como resposta a problemas provocados pela atual pandemia, foi aproveitado um mecanismo de suspensão do pagamento das prestações de crédito, as chamadas moratórias. O objetivo era aliviar o sufoco financeiro das famílias. As moratórias terminaram no dia 31 de dezembro de 2021. Conheça as suas opções para quem aderiu a este regime.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre o que fazer quando terminarem as moratórias.

4. Minuto Consumidor: guia de reciclagem para as cápsulas de café

As cápsulas de café são muito prejudiciais para o ambiente. A maior parte acaba em aterros sanitários, mas existem formas de o consumidor conseguir reduzir este impacto ambiental. Saiba como deve reciclar as cápsulas de café.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre cápsulas de café reutilizáveis.

5. Minuto Consumidor: como perceber a fatura de água e saneamento?

A fatura da água tem diversos parâmetros importantes que ajudam a explicar o consumo. Saiba o que deve ter em conta na fatura da água e saneamento.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre como poupar água com os hábitos e dispositivos certos.

6. Minuto Consumidor: quais são as alterações na Lei das Garantias?

Os prazos de garantia para os bens móveis e imóveis foram alterados. O prazo dos bens móveis passou de dois para três anos em 2022. Saiba o que mudou.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo "Prazos de garantia mudam nos bens móveis e imóveis".

7. Minuto Consumidor: as dúvidas dos ciclistas e de quem conduz a seu lado

Na estrada, para garantir a segurança, os ciclistas têm regras a cumprir, assim como quem conduz um veículo automóvel. Veja a resposta às dúvidas mais comuns.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo no qual respondemos às 6 dúvidas mais comuns dos ciclistas.

8. Minuto Consumidor: como interpretar os prazos de validade?

Os prazos de validade não são iguais e, por isso, é muito importante saber interpretá-los. Saiba como distingui-los e reduzir o desperdício alimentar.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre as diferenças no prazo de validade dos alimentos.

9. Minuto Consumidor: o aumento do preço dos combustíveis e o Autovoucher

Os preços dos combustíveis estão a subir historicamente e os consumidores procuram formas de poupar. Saiba como usar o Autovoucher e poupar 20 euros mensais.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre o Autovoucher e como obter 20 euros.

10. Minuto Consumidor: quando o ruído interfere no teletrabalho. O que fazer?

Para quem está em teletrabalho, o ruído de obras, música alta ou barulhos de animais podem incomodar e muito. Dependendo da origem do ruído, mudam os procedimentos. Saiba como e onde se queixar.

Veja o vídeo.
Leia o nosso dossiê sobre vizinhos barulhentos e como apresentar queixa.

11. Minuto Consumidor: portagens nas ex-SCUT. Como pagar e quais as multas associadas?

Falta muita informação nas estradas no pagamento de portagens, sobretudo das ex-SCUT. A regra é pagar depois de passar, mas nem todos os consumidores estão esclarecidos. Saiba o que fazer.

Veja o vídeo
Leia o nosso artigo sobre a mudança na cobrança de passagens pelos pórticos.

12. Minuto Consumidor: NFT são opções de investimento?

Os NFT já conquistaram o mundo digital, com transações que atingem valores milionários. Saiba mais sobre este novo mundo digital.

Veja o vídeo
Leia o nosso artigo sobre criptomoedas.

13. Minuto Consumidor: Porta 65, como concorrer ao arrendamento jovem?

O projeto Porta 65, de apoio ao arrendamento, destina-se a jovens entre os 18 e os 35 anos. Conheça todos os requisitos para a candidatura.

Veja o vídeo
Leia o nosso artigo sobre como concorrer ao Porta 65.

14. Minuto Consumidor: tenho dinheiro para investir, quais as melhores soluções para aplicar a minha poupança?

Existem várias opções para investir o seu dinheiro, algumas com menos riscos associados. Saiba quais são as melhores soluções para rentabilizar as suas poupanças.

Veja o vídeo
Leia o nosso artigo sobre as 10 dicas para aplicar as suas poupanças.

15. Minuto Consumidor: a nova lei da administração dos condomínios

Agora, há novas regras que vêm facilitar a administração do condomínio. Se é condómino ou administrador de um condomínio, saiba o que diz a lei.

Veja o vídeo
Leia o nosso artigo sobre a lei da propriedade horizontal.

16. Minuto Consumidor: quais são as opções nos Planos Poupança Reforma?

Há vários produtos de poupança para a reforma. Os PPR são os mais populares devido à diversidade e os mais utilizados pelos portugueses. Conheça as várias opções.

Veja o vídeo
Leia o nosso artigo sobre fundos PPR e seguros PPR.

17. Minuto Consumidor: devo pedir uma nova avaliação da casa?

O aumento do preço do metro quadrado influencia o IMI e pode compensar pedir uma avaliação da casa. Saiba o que será melhor para a sua situação.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre se pode poupar com nova avaliação da casa.

18. Minuto Consumidor: quando tenho de renovar a minha carta de condução?

A altura de renovar a carta de condução depende da data em que tirou a carta. Conheça as regras e saiba quantos pontos perde consoante a contraordenação.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre as regras da carta de condução.

19. Minuto Consumidor: um guia de como interpretar os rótulos

A data de validade ou declaração nutricional são informações no rótulo de um produto que podem fazer a diferença entre uma boa e uma má escolha alimentar. Veja como deve ler rótulos e interpretar as alegações.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre rótulos e alegações nutricionais.

20. Minuto Consumidor: os carros elétricos compensam?

O Governo reforçou os apoios para veículos de emissões nulas. Se está a pensar comprar um carro elétrico, saiba o que compensa ou não.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre carros elétricos: apoios à compra e condições.

21. Minuto Consumidor: heranças e partilha de bens

Quando morre um familiar é necessário tratar da burocracia, formalizar a transmissão da herança e partilhar os bens deixados. Saiba quais são as regras.

Veja o vídeo.
Leia o nosso guia para herdar e partilhar bens.

22. Minuto Consumidor: o que fazer quando as viagens de avião correm mal?

Atrasos, cancelamentos e perda de bagagem podem acontecer numa viagem de avião. Conheça os seus direitos para saber o que fazer caso aconteça.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre o que exigir em caso de problemas com os voos.

23. Minuto Consumidor: como aproveitar os saldos e não ser enganado?

Atrasos, cancelamentos e perda de bagagem podem acontecer numa viagem de avião. Conheça os seus direitos para saber o que fazer caso aconteça.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre as regras dos saldos e das promoções.

24. Minuto Consumidor: dicas de como ir de férias e pagar menos

Ir de férias a poupar na viagem faz diferença no preço final. Em Portugal ou no estrangeiro, de carro ou avião, em hotel ou casa arrendada, veja as dicas para ter umas férias de poupança e sem problemas.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre férias com direitos.

25. Minuto Consumidor: que é uma Casa Passiva?

O objetivo das casas passivas é reduzir a pegada ecológica e as faturas energéticas. Conheça as regras às quais obedece a certificação de uma Casa Passiva.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre Casas Passivas.

26. Minuto Consumidor: escolha os eco-hotéis para umas férias mais sustentáveis

O que é um eco-hotel? São alojamentos que prometem conforto semelhante aos hotéis tradicionais, mas com escolhas mais preocupadas com o ambiente. Conheça as razões para eleger um eco-hotel para as suas férias.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre as 5 razões para escolher eco-hotéis.

27. Minuto Consumidor: o nutri-score que vai do verde ao encarnado

A composição dos alimentos tem uma nova forma de avaliação: o nutri-score. Como saber se um alimento que quer comprar é mais ou menos saudável? Veja o rótulo e saiba o que deve ter em conta.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre o que é o Nutri-Score.

28. Minuto Consumidor: burlas em casas alugadas para as férias

Ir para uma casa que já conhece ou recorrer aos contactos de amigos podem ser formas de evitar burlas com casas para as férias. Saiba os cuidados a ter para evitar problemas quando vai de férias.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre como evitar burlas com casas de férias.

29. Minuto Consumidor: Voxpop. Em época de férias, conhece os seus direitos?

Cá dentro ou no estrangeiro, de carro ou avião, em hotel ou casa arrendada, o que se pretende é que tenha umas férias sem problemas. No aeroporto de Lisboa, fizemos várias perguntas importantes sobre direitos nas férias. Ouça as respostas. 

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre férias com direitos.

30. Minuto Consumidor: tive um acidente de carro e a minha seguradora recusa pagar

Depois do acidente, há papéis para preencher e contactos para acionar junto da seguradora. Saiba como agir em caso de acidente automóvel, no local e com a sua seguradora.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre como participar um acidente.

31. Minuto Consumidor: como está a situação do roaming?

Sabia que dentro da União Europeia as comunicações já não se pagam? No entanto, há detalhes importantes. Respondemos às dúvidas mais comuns dos consumidores sobre as tarifas de roaming nos países da União Europeia. 

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre o fim do roaming na UE: tudo o que precisa de saber.

32. Minuto Consumidor: a reciclagem para além do azul, amarelo e verde

Há muitos resíduos que pode separar, para além dos já conhecidos, para ajudar o ambiente. Já conhece as cores: amarelo para plásticos e metais, azul para papel e verde para o vidro. Mas há uma nova sinalética nas embalagens, para ajudar a reciclar mais e melhor.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre os novos símbolos das embalagens para reciclar melhor.

33. Minuto Consumidor: o que precisa de saber sobre o voluntariado em Portugal

Pôr mãos à obra em prol da comunidade ou de pessoas em situação de vulnerabilidade, sem pedir nada em troca, é uma boa forma de participação cívica. Conheça os seus direitos e deveres como voluntário, bem como onde pode procurar os programas disponíveis.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre Voluntariado: o que precisa saber sobre seguros, proteção social e contratos.