Institucional

Minuto Consumidor

Logo da rubrica Minuto Consumidor uma parceria da DECO PROTESTE com a SIC Notícias e o Expresso.

A DECO PROTESTE, a SIC Notícias e o Expresso tratam temas do interesse dos consumidores, numa parceria que esclarece as principais dúvidas em vídeos de um minuto. Veja os vídeos do "Minuto Consumidor" e leia os artigos relacionados.

"Minuto Consumidor" é uma rubrica semanal que responde às dúvidas dos consumidores sobre vários temas da atualidade. O programa é uma parceria da DECO PROTESTE com a SIC Notícias e o jornal Expresso. É transmitido no canal noticioso, todos os domingos, às 19h, com repetição à segunda e à terça-feira. A cada semana, o Expresso irá publicar um texto relacionado com o tema tratado e a DECO PROTESTE partilha os conteúdos que vai publicando no site sobre os temas. Veja os vídeos e os nossos artigos relacionados.

Temas em destaque

1. Minuto Consumidor: O que fazer em caso de cancelamento de viagens?

A pandemia levou ao cancelamento de centenas ou milhares de viagens. O consumidores pagaram deslocações e alojamentos dos quais não puderam usufruir. Quais são as opções nestes casos?

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre cancelamento de viagens.

2. Minuto Consumidor: O que fazer se tem bilhete para um espetáculo ou festival cancelado?

Devido à covid-19, o setor cultural foi obrigado a parar, com espetáculos e festivais cancelados. Saiba o que fazer se comprou bilhetes para um evento cultural que não se realizou ou que não se irá realizar.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre cancelamento de espetáculos.

3. Minuto Consumidor: A encomenda não é o que esperava? Saiba como reclamar

Ao fazer compras online, pode ter uma surpresa desagradável quando recebe a encomenda. O produto que acabou de receber não corresponde às fotografias do site? Conheça os seus direitos e saiba como reclamar.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre comprar pela net sem perder direitos.

4. Minuto Consumidor: Como saber em que lugar está nas listas de espera de consultas/cirurgias?

Em 2020 realizaram-se menos 8 milhões de consultas em comparação com 2019. As listas de espera são longas e os profissionais de saúde terão incentivos para encurtar o processo. Descubra em que lugar está na lista e quando poderá ser atendido.

Veja o vídeo.
Leia o nosso artigo sobre listas de espera na saúde.