Institucional

Histórias

thumb-visoes-futuro1

Há 30 anos a DECO PROTESTE começou como editora dedicada às publicações da DECO e agora é a principal organização portuguesa de defesa dos direitos dos consumidores. Contamos algumas histórias destas três décadas.

A DECO PROTESTE atingiu um patamar ímpar na sociedade portuguesa nos últimos 30 anos. De editora dedicada às publicações da DECO assumiu-se, com dedicação e muito trabalho, como a principal organização portuguesa de defesa dos direitos dos consumidores.

São três décadas de sucessos e também de alguns insucessos, mas são, sobretudo, anos de um caminho alicerçado numa equipa profundamente motivada, muito empenhada e unida em torno da defesa dos consumidores em Portugal.

Hoje, como em 1991, definimos a nossa intervenção sempre pelo mesmo racional: este produto ou serviço é mesmo positivo para os consumidores? Esta política pública é acertada para os objetivos a que se propõe? Estas alegações publicitárias são permitidas? E são verdadeiras?

Continuamos hoje, como há 30 anos, a nortear-nos pelos direitos e pelas legítimas expetativas dos consumidores. Tal como um ser vivo, crescemos, amadurecemos, aprendemos, evoluímos. Não trabalhamos como no início. Os processos de avaliação complexificaram-se, tal como os produtos que testamos, os serviços que analisamos e as áreas políticas em que intervimos.

Atualmente, mais do que denunciarmos, sempre que possível, tentamos encontrar uma solução para os problemas detetados, de que beneficiem os consumidores afetados.

Trabalhamos com marcas, com total transparência, para desenvolvermos algumas ações de forma mais eficaz e com maior alcance. E este é um dos sinais de que a nossa organização atingiu um nível de maturidade, mas também de credibilidade, que lhe permitem ser um parceiro e não, apenas, um mero antagonista.

Estes novos caminhos seguem sem concessões, nem tensões adicionais. O nosso papel e a forma como é olhado permanecem intocados, sem qualquer pressão adicional ou diferente das que já tivemos de gerir até hoje e que, certamente, continuarão a ocorrer no futuro.

São três décadas de sobressaltos, de conquistas e de insistências. São também três décadas de muitas histórias.

Se esteve connosco durante este percurso, muito obrigado pela sua confiança. É muito importante poder continuar a contar consigo.

Se só chegou agora, seja bem-vindo a esta viagem única de uma das maiores organizações europeias de defesa dos consumidores.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.