COMUNICADO

DECO PROTESTE lança página de apoio para situações de atraso e cancelamento de voo

14 julho 2022
Rapariga no caos do aeroporto, a olhar para o painel de embarque. O seu voo foi cancelado e quer reclamar uma indemnização.

Com a retoma das viagens, os portugueses têm assistido a uma falta de resposta sobre os seus direitos em cenários relacionados com atrasos e cancelamentos de voos, overbooking e perdas de bagagens.

A DECO PROTESTE, organização de defesa do consumidor, lança hoje uma plataforma de apoio ao consumidor, Voar Com Direitos, na qual disponibiliza informações sobre o que fazer em situações de cancelamentos e/ou alterações de voos, bem como de perda de bagagem e overbooking. A página dispõe ainda de uma calculadora, para que os afetados possam confirmar se têm direito a indemnização e, em caso afirmativo, o respetivo montante.

Após dois anos marcados pelas restrições da covid-19, a procura pelas viagens aumentou e as companhias aéreas não estão a conseguir responder à procura dos consumidores. Como resultado, sucedem-se os voos cancelados ou atrasados nos aeroportos europeus, ou até mesmo bagagem perdida e situações de overbooking e que se refletem num aumento de reclamações em julho que já ultrapassa a média mensal desde janeiro deste ano, com 108 reclamações até 8 de julho.

Perante estes cenários, a DECO PROTESTE assegura a todos os consumidores, as informações necessárias para poderem exigir uma indemnização e resolver as situações relacionadas com problemas aéreos.

Sónia Covita, Coordenadora da Área Jurídica e Económica da DECO PROTESTE salienta que “estamos atentos ao que se passa e é importante acompanharmos os consumidores numa altura como esta. Decidimos por isso, para além da linha de atendimento que já temos para este efeito (218410858, dias úteis, das 91 às 18 horas, chamada para a rede fixa nacional), lançar uma página de apoio com todas as informações necessárias para os consumidores afetados agirem em conformidade de acordo com sua situação particular”. Para uma maior eficiência, a responsável apela também “à formalização da reclamação, pois é determinante para a resolução dos problemas".