última atualização: 27/07/2021
Telemóveis recondicionados/segunda-mão
Bom dia!
Pesquisei aqui no fórum e como não encontrei nada sobre o assunto, gostaria de saber se alguém já comprou em lojas físicas ou online algum telemóvel recondicionado/segunda-mão. Podem contar como foi a experiência?
Obrigada,
Olá. Temos algumas dicas sobre os cuidados a ter antes de escolher um telemóvel recondicionado. São válidas para todas as marcas. Encontra a informação em https://www.deco.proteste.pt/tecnologia/telemoveis/noticias/iphone-recondicionado-compensa-cuidado-comprar. Obrigado.
- Eu já adquiri dois iphones usados , um 7 e um SE (2020), ate agora impecáveis . Um na CEX e outro na Fnac Restart. aconselho !
Parabéns pelo artigo sobre telemóveis recondicionados. Muito útil. Bom trabalho.
Eu gostaria de partilhar a minha experiência já que comprei dois telemóveis recondicionados ao mesmo tempo (Novembro 2020) e ambos na Worten mas os resultados não podiam ser mais opostos!
O meu plano original era comprar o meu antigo telemóvel da Apple, o iPhone 6, para introduzir os meus pais ao mundo dos telemóveis inteligentes. Infelizmente, naquele dia, só tinham um 6 e acabei por comprar esse mais um 6S, visto que a diferença parecia ser pequena e o tamanho era igual.
O iphone 6S recondicionado deixou de funcionar passado menos de um mês. Como sem sequer ligava tive dir à loja pedir apoio (com o talão da compra) mas o apoio foi pouco profissional, despachado e sem simpatia. A loja ficou com o telemóvel mais de uma semana para ser arranjado... mas embora estivesse a funcionar quando o fui buscar, a verdade é que volvidas duas semanas voltou a avariar... e lá fui à loja novamente. Mesmo resultado!
O telemóvel teve várias avarias catastróficas (nem ligava) e à quarta vez, passados cinco meses da compra, pedi a troca pelo mesmo modelo ou o reembolso. A loja não me deu nenhuma destas opções; apenas crédito em loja no valor do telemóvel... Depois de várias trocas de conversa, visitei a loja num dia em que o gerente estava presente e foi ele que procedeu à substituição do telemóvel por outro igual. Até agora está a funcionar bem :)
O iphone 6 recondicionado funcionou bem mas parece que desde que a Apple fez uma atualização ao sistema operativo anda mais lentinho e, por exemplo, o Whatsapp abre e fecha logo nem consigo ler as mensagens. A alternativa parece ter que reiniciar o telemóvel porque fechar fechar a aplicação não resolve. Na loja descartaram quaisquer responsabilidades argumentando que o hardware estava em condições e era o software da Apple que estava a criar problemas...
Os mais pais velhinhos não teriam paciência para procurar ajuda e não percebem a tecnologia muito bem, especialmente quando os colaboradores da loja não explicam ou falam linguagem técnica, que para um leigo é como se fosse chinês.
Conclusão: não comprarei mais nada nesta loja da Worten!!
Olá Maria, boa noite. Pessoalmente não aconselho a compra de equipamentos recondicionados, muitas vezes o tempo de garantia á apenas de um ano, e por exemplo se o equipamento já foi usado 2/3 anos, aumenta a probabilidade de avaria depois do 1º ano de garantia. Aquilo que lhe aconselho é optar por um novo, mesmo que seja com caracteristicas inferiores, é necessário avaliar aquilo que precisa num telemóvel e aquilo a que vai dar uso.
Muito obrigada pela sua perspectiva. Grata.
Olá Maria e Tiago,
Bom dia.
Estamos a preparar um artigo para a revista PROTESTE sobre telemóveis recondicionados.
Gostaríamos de saber se teriam interesse em dar as vossas perspetivas: a procura por mais informação, as principais preocupações, dificuldades, as razões para não recomendar, experiências passadas, etc.
Se tiverem interesse, por favor respondam a este post, para vos colocar em contacto com a jornalista que está a escrever o artigo.
Obrigado!
Sílvia Silva
Equipa DECO PROTESTE
Boa tarde! Eu apenas poderei dar a visão de quem tem muitas dúvidas... mas se acharem que mesmo assim querem incluir esta perspectiva, podem entrar em contacto comigo, sim. Cumprimentos.
Technet... o melhor site dão 6 meses de garantia..... muito bom
Olá Maria,
Bem-vinda à Comunidade! Independentemente do local de compra ser uma loja tradicional ou online, os telemóveis têm um prazo de garantia de dois anos. Este prazo também se aplica à venda de equipamento em segunda mão ou o chamado equipamento recondicionado. Esse prazo pode ser reduzido até ao limite de 1 ano por acordo (por norma, no caso de equipamentos recondicionados o prazo de garantia é reduzido a um ano). Caso seja necessário acionar a garantia deverá apresentar a fatura ou talão de compra.
Se o aparelho tiver de ser reparado, o prazo de garantia interrompe-se durante o período de reparação. E se for privada do telemóvel durante uma semana, por exemplo, esse período de tempo deve ser prolongado ao prazo da garantia. A reparação não pode privá-la do equipamento por mais de 30 dias seguidos.
Se o equipamento tiver de ser trocado, o aparelho substituto beneficiará de novo prazo de garantia. Por isso, convém guardar a prova de compra e a informação relativa à reparação. Caso por exemplo, apenas se substitua uma peça, a mesma também beneficia de garantia.
Por último, tratando-se de compra de equipamento recondicionado com defeito visível (por exemplo, riscos) não poderá mais tarde pedir a devolução ou reparação do mencionado defeito.
Esperamos ter ajudado a esclarecer. Em breve, teremos um artigo dedicado aos recondicionados. Continue a acompanhar!
Aproveito para pedir a todos os membros que tenham experiência com telemóveis recondicionados que partilhem as suas impressões nos comentários.
Obrigado,
Equipa DECO PROTESTE
Muito obrigada pelos esclarecimentos tão pormenorizados. Grata!