última atualização: 15/05/2020

Já conhece as novas regras para restaurantes?

A 18 de maio, já vai ser possível almoçar ou jantar num restaurante, mas comer fora não vai ser o que era. Higienizar as mãos, manter a distância social e cumprir a etiqueta respiratória vieram para ficar e a DGS emitiu recomendações adicionais e específicas para estes estabelecimentos. 

Clientes, empresas e empregados de mesa vão ter de se adaptar a uma nova forma de estar num restaurante ou numa esplanada. 

O que devem fazer os clientes

- Reservar mesa e, de preferência, deixar o prato pedido. - Higienizar as mãos com uma solução à base de álcool, ou com água e sabão, à entrada, mas também à saída do estabelecimento. Antes do início da refeição, é preferível lavar as mãos com água e sabão.- Utilizar máscara até sentar à mesa e se recolher take-away no interior. - Verifique se o empregado usa máscara e reclamar caso não tenha.  - Manter distância de, no mínimo, dois metros. - Cumprir as medidas de etiqueta respiratória.- Optar por espaços exteriores, como as esplanadas. - Verificar se pratos, copos, talheres e outros utensílios são colocados apenas na sua presença.- Evitar o contacto com superfícies e objetos.- Pagar com cartões cartões contactless ou MB Way

O que devem garantir os restaurantes- Reduzir a capacidade máxima do estabelecimento, tanto no interior, como na esplanada, para assegurar o distanciamento físico de dois metros.- Afixar a capacidade num documento visível ao público.- Substituir ementas individuais por placas manuscritas ou digitais,  de uso único, ou plastificadas e desinfetadas após cada utilização. - Privilegiar a ocupação das esplanadas e o serviço take-away.- Dispor mesas mesas e cadeiras de modo a manter a distância exigida, em disposição diagonal, por exemplo.- Clientes que vivam juntos podem sentar-se frente a frente, ou lado a lado, a uma distância inferior a dois metros. Se for necessário, devem ser os empregados do estabelecimento a mover mesas e cadeiras. - Incentivar a reserva de lugares pelos clientes, disponibilizando a ementa esteja online.- Lugares em pé, buffets e dispensadores são desaconselhados, pela dificuldade que levantam em garantir a distância entre as pessoas. - Disponibilizar dispensadores de solução à base de álcool à entrada e noutros locais.- As instalações sanitárias devem possibilitar a lavagem das mãos com água e sabão e a respetiva secagem com toalhas de papel de uso único. As torneiras devem ser, se possível, automáticas. Os secadores com jatos de ar não são recomendados. Os lavatórios devem estar acessíveis, sem ser preciso manipular puxadores de portas.

 

Pretende voltar a frequentar restaurantes? O que acha das novas regras aplicáveis aos restaurantes? Partilhe a sua opinião como cliente ou dono de restaurante nos comentários!

 

Equipa DECO PROTESTE 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Venha testar da comunidade Testes DECO PROTESTE

Comentários

Seja o primeiro a comentar