última atualização: 29/01/2021

Máscaras: como escolher?

Não existem ainda recomendações oficiais para usar um tipo de máscara em detrimento dos restantes. Explicamos as diferenças entre os vários tipos de máscara e abrimos este tópico a dúvidas da Comunidade. 

As máscaras ajudam a reduzir a propagação da infeção na comunidade, minimizando a expulsão de gotículas de saliva produzidas pela tosse ou espirro, por indivíduos infetados, que podem não ter disso conhecimento. Existem 3 principais tipos de máscara: a máscara cirúrgica, a máscara respiratória e a máscara social. 

Máscara cirúrgica

As máscaras cirúrgicas devem cumprir os requisitos essenciais da Diretiva Europeia n.º 93/42/CEE, de 14 de junho de 1993, sobre dispositivos médicos, e a norma EN 14683:2019, bem como apresentar marcação CE. Existem 3 tipos de mascaras cirúrgicas:

  • tipo I, com filtração maior ou igual a 95%;
  • tipo II, com filtração maior ou igual a 98%;
  • tipo IIR, com filtração maior ou igual a 98%. Com uma pressão diferencial menor que 60 Pa/cm2, esta é menos respirável do que as do tipo I ou II, que apresentam pressão diferencial menor que 40 Pa/cm2.

As máscaras cirúrgicas não são reutilizáveis e devem ser deitadas ao lixo depois de usadas.

Máscara respiratória

Este equipamento de proteção individual (EPI) deve obedecer ao Regulamento (UE) 2016/425, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de março de 2016, que consta do Decreto-Lei n.º 118/2019, de 21 de agosto. Tem de exibir a marcação CE. 

A Norma EN 149:2001+A1:2019 refere-se a Equipamentos de Proteção Individual, aplicável aos aparelhos de proteção respiratória filtrantes (APR), nomeadamente aos “respiradores” ou “máscaras autofiltrantes”. Consoante a eficiência de filtração, classifica-os em equipamentos FFP1, FFP2 e FFP3:

  • as FFP1 têm uma eficiência de filtração maior ou igual a 80%; para o interior, a fuga total de gotículas é inferior a 22% ;
  • nas FFP2, também conhecidas como N95 ou KN95, a filtração é superior a 94% e a fuga para o interior não excede os 8%;
  • nas FFP3, a filtração é quase total (99%) e ao interior chegam menos do que 2% das gotículas. 

Dê preferência às que não têm válvula. Os respiradores com válvulas facilitam a expiração do ar e, por isso, são mais confortáveis de usar. No entanto, não filtram o ar expirado pelo utilizador, apenas o inspirado. Assim, coloca os outros em risco, se o utilizador estiver infetado com covid-19.

Máscaras sociais

Existem máscaras sociais com 2 níveis:

  • as máscaras de nível 2 devem assegurar, no mínimo, a filtração de 90% das gotículas, e são indicadas para profissionais com contacto frequente com o público, como empregados de lojas ou repartições;
  • as de nível 3, devem filtrar 70%, pelo menos, e destinam-se à população em geral (exceto se tiver sintomas de covid-19).


Só deve comprar produtos testados por laboratórios com competência técnica reconhecida, como o CITEVE, o Equilibrium ou o ISQ. A máscara deve ter a identificação do nível de proteção (nível 2 ou 3) e apresentar informação sobre o processo de reutilização (lavagem, secagem, conservação, manutenção) e o número de reutilizações, se aplicável. Na etiqueta, o utilizador deve, também, ser informado sobre as características de desempenho, sobre o facto de o produto não ser um dispositivo médico ou um equipamento de proteção individual e sobre a composição. O fabrico está sujeito ao cumprimento das normas EN 14683:2019 (Anexo C) ou EN ISO 9237:1995, EN 14683:2019 (Anexo B) ou EN 13274-7:2019. 

Máscaras caseiras

Não recomendamos o uso de máscaras caseiras e filtros. Só as máscaras testadas por laboratórios com competência técnica reconhecida devem ser utilizadas. Além da eficácia não comprovada, as máscaras caseiras apresentam, muitas vezes, problemas ao nível do design, não se adaptando ao rosto dos utilizadores, e da respirabilidade.

Viseiras
Podem ser um complemento útil, mas não podem ser usadas em substituição da proteção respiratória (como máscaras), quando necessário.

Tem uma pergunta sobre máscaras? Partilhe-a nos comentários.

Equipa DECO PROTESTE

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Cosméticos e medicamentos da comunidade Testes DECO PROTESTE

Comentários

Seja o primeiro a comentar