última atualização: 24/07/2020

Pôr lixívia nos ralos para travar o coronavírus?

Uma imagem tem circulado na net, sugerindo que se introduza lixívia em todos os ralos domésticos, por temer que aí se multiplique o novo coronavírus. Mas não há qualquer evidência de que o vírus se propague pela água.

Tem circulado na net com um conselho de um “funcionário da Endesa”, sugerindo às pessoas que introduzam um decilitro de lixívia em todos os ralos domésticos. Pretensamente, as “autoridades holandesas” estariam a descobrir que o novo coronavírus “está a crescer e a multiplicar-se no sistema de águas residuais”. Mas não se preocupe, nem use a lixívia para esse efeito. É que estamos também perante uma pandemia de desinformação. Não há qualquer evidência de que o vírus se propague pela água. Além disso, as “autoridades” a que se refere esta imagem serão os autores de um estudo que nunca diz que o vírus se está desenvolver em águas residuais e que ainda não foi revisto por pares. 

Por isso, não desperdice mais uma garrafa de lixívia. O uso da lixívia está reservado à limpeza de superfícies, como bancadas da cozinha, lavatórios ou sanitas, mas nada justifica o seu uso nas águas dos esgotos.


Conhece alguém que tenha seguido esta sugestão? Informe-os de que se trata de uma notícia falsa. Têm facilidade em identificar notícias falsas, como esta? Partilhe a sua experiência nos comentários. 


Equipa DECO PROTESTE

228 Visualizações 0 Comentários 0 Gostar
Faça login para aceder a este conteúdo. 
User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Venha testar da comunidade Teste Connosco

Comentários

Seja o primeiro a comentar