última atualização: 03/06/2020

Nova geração wi-fi: vale a pena investir?

A nova geração do wi-fi chegou para suprir as necessidades dos aparelhos ligados no âmbito da internet das coisas (IoT), assegurar a conectividade em grandes eventos ou permitir as aplicações da realidade virtual ou aumentada no ensino à distância.

Testámos cinco portáteis compatíveis com o wi-fi 6, e comparámo-los com mais de 100 modelos com a versão 5. As melhorias são já significativas, mas não justificam o investimento.

Os resultados do teste mostram que o mais provável é não notar grandes melhorias face ao wi-fi 5, sobretudo se fizer a ligação à rede através de um router nos 2,4 GHz de frequência. Na banda dos 5 GHz, os incrementos são mais expressivos, mas não vão além de 17% a mais na velocidade.

Comparando os cinco aparelhos dotados de wi-fi 6 com outros tantos que incluem a norma anterior, podemos considerar melhorias na autonomia um pouco acima dos 15 por cento.

Veredicto: de momento, não vale a pena investir num portátil apenas por ser compatível com a norma mais recente. Mas, se precisar de trocar de computador, verifique esta especificação, e não deixe de visitar o nosso comparador de computadores.

Está a pensar adquirir um computador com wi-fi 6? Partilhe opiniões, dúvidas e questões sobre esta norma nos comentários. 

Equipa DECO PROTESTE

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Venha testar da comunidade Teste Connosco

Comentários

Seja o primeiro a comentar