última atualização: 08/01/2021

Qual a melhor consola de jogos do momento?

Esteve à espera dos saldos para comprar uma nova consola e quer saber quais as melhores opções disponíveis? Se o desempenho é uma preocupação e o preço não é entrave, a Sony PlayStation 5 Standard, que custa 500 euros, é a melhor consola do momento. O primeiro lugar no pódio deve-se, sobretudo, ao comando mais bem conseguido e à melhor oferta de jogos novos. Se não quer gastar mais do que 400 euros, saiba que a PlayStation 5 Digital tem o mesmo desempenho da Standard, a única diferença é a ausência do leitor de blu-ray.

No mesmo segmento, a Microsoft Xbox Series X apresenta uma qualidade muito semelhante ao mesmo preço (500 euros), pelo que a retrocompatibilidade passa a ser um fator de desempate.

Se tem uma consola das gerações anteriores, como a PS4 ou a Xbox One, e já tem uma coleção considerável de jogos, poder usá-los na nova consola é essencial. A PlayStation 5 será retrocompatível com a PS4 e nenhuma outra geração PlayStation. Já a Xbox Series X garante retrocompatibilidade com mais de mil jogos antigos, tanto em em formato digital como físico. 

Alternativas às consolas mais caras: Xbox Series S, Xbox One x ou PS4?

Como é fácil adivinhar, a Xbox Series S não tem o desempenho de uma consola de topo. Mas, por apenas 300 euros, é capaz de um desempenho gráfico muito competente. Outros argumentos a favor: a tecnologia de ray tracing (representação das luzes e sombras em tempo real), o disco rígido interno SSD de elevado desempenho, o funcionamento silencioso e sem aquecimento e, claro, a compatibilidade com jogos antigos ou da nova geração. 

Se está a considerar as versão de topo mais antigas, como a Xbox One X (349 euros) ou a PS4 Pro (399 euros), pense de novo. A Xbox Series S apresenta vantagens como o ray tracing e o disco SSD, não incluídas nas primeiras. A capacidade de armazenamento não vai além dos 512 Gb, é verdade, mas isso é algo que pode contornar facilmente com um disco externo USB 3.0 (ou superior). 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Ajude-nos a melhorar da comunidade Teste Connosco

Comentários

Seja o primeiro a comentar