última atualização: 05/08/2020

Costuma fazer compras no Facebook?

Fazer compras via Facebook pode ser muito prático, mas é também arriscado. A maior parte das  "lojas" não se encontra registada como empresa em Portugal, nem tem um endereço físico de contacto. E há muitos vendedores particulares que optam por este canal para divulgar e escoar os seus produtos.

Problemas na entrega e na devolução de produtos e impossibilidade de contacto pós-venda são as principais reclamações que recebemos de quem fez compras através do Facebook.

Veja as nossas recomendações para as compras no Facebook e evite dissabores: 

  • Pesquise o máximo de informação sobre a página. Peça referências e veja se há reclamações online sobre este vendedor.
  • Antes de avançar para a compra, peça um endereço físico ou contacto telefónico do vendedo e ligue. Se nunca atenderem, desconfie. 
  • Desconfie de produtos muito baratos.
  • Opte por formas de pagamento seguras: transferência bancária, multibanco ou pagamento à cobrança. Certifique-se de que recebe um comprovativo da encomenda, com a descrição do produto, o preço, o endereço do vendedor e o prazo de entrega.
  • Se o vendedor for uma empresa, como consumidor tem um prazo de 14 dias seguidos para desistir da compra já efetuada. Essa possibilidade não existe para compras a vendedores particulares.
  • Não se deixe pressionar: suspeite de vendedores que fazem muita pressão para concluir o negócio. 
  • Se o produto encomendado não chegou dentro do prazo, contacte de imediato o vendedor para agendar novo prazo de entrega ou cancelar a compra, solicitando o reembolso.

Já comprou através do Facebook? Partilhe a sua experiência nos comentários. A sua opinião enriquece a Comunidade e todos os consumidores. 


Equipa DECO PROTESTE

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