última atualização: 03/03/2020

Seguros de equipamentos eletrónicos: conte a sua experiência

Muitos consumidores são aliciados com propostas para contratar seguros de equipamento eletrónico quando compram, por exemplo, um telemóvel, um computador, um tablet ou até uma máquina fotográfica. Em teoria, este seguro serve para cobrir algumas situações não abrangidas pela garantia legal, como roubo, avarias ou danos acidentais. Na prática, não é isso que acontece.

Todos os anos, recebemos centenas de reclamações de consumidores que tentaram acionar este tipo de seguros, mas as exclusões eram tantas que se revelaram inúteis e desadequados das situações da vida quotidiana.

Em 2017, verificámos que existiam problemas para acionar os seguros de danos e roubos dos equipamentos e que a lista de exclusões era muito extensa. Ao analisar as situações reais em que se poderia acionar o seguro, ficámos com dúvidas em relação à sua real utilidade. Além disso, em certos casos cabia ao segurado provar que o sinistro se enquadrava nas condições descritas pela apólice.

Queremos perceber se estas situações se mantêm. Se contratou algum destes seguros recentemente, conte-nos a sua experiência. Responda às questões nos comentários.

- Contratou algum destes seguros? Se sim, para que equipamento? Telemóvel, tablet, portátil, outro?

- Como adquiriu a apólice? Através da sua seguradora? Através da loja?

- Qual o preço do seguro e do equipamento?

- O que estava coberto (partilhe connosco as condições gerais e particulares do seguro)?

- Deram-lhe oportunidade de ler as condições do contrato, antes da sua formalização?

- Já precisou de acionar o seguro? Se sim, que cobertura acionou e como correu?

A sua história é importante para nós. Partilhe-a connosco.


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